Internacional
Zozibini Tunzi

A Miss Universo de que o mundo inteiro fala: «Somos os seres mais poderosos»

Seg, 09/12/2019 - 19:43

Zozibini Tunzi, que tem 26 anos e é da África do Sul, foi é a Miss Universo 2019 e rompeu com os estereótipos

«Eu cresci num mundo onde uma mulher que se parece comigo, com meu tipo de pele e meu tipo de cabelo, nunca foi considerada bonita. Acho que hoje está na hora de parar.» Esta está a mensagem da recém-coroada Miss UniversoZozibini Tunzi, que tem 26 anos e é da África do Sul, foi a vencedora deste ano e rompeu com os estereótipos. 

Mais de 90 mulheres do mundo inteiro participaram no concurso, que teve lugar em Atlanta, nos EUA, este domingo, dia 8 de dezembro. Zozibini venceu Madison Anderson, de Porto Rico, e Sofia Aragon, do México, e conseguiu levar a tiara para casa. 

As finalistas tiveram de responder a uma série de perguntas sobre vários tópicos. Entre eles estavam as mudanças climáticas, os protestos e os meios de comunicação social. Na questão final, Zozibini Tunzi revelou o que diria às jovens do mundo inteiro. A resposta original deu-lhe a vitória. 

«É algo que está a faltar a meninas e mulheres há muito tempo - não porque não queremos, mas por causa do que a sociedade chamou de 'mulher'. Acho que somos os seres mais poderosos do mundo e que devemos ter todas as oportunidades. E é isso que devemos ensinar a todas as meninas - a ocupar espaço.»

Oprah Winfrey deixa mensagem a Zozibini Tunzi

Zozibini Tunzi é a primeira mulher negra a vencer a competição desde Leila Lopes, Miss Universo em 2011. A ex-vencedora angolana fez questão de dar os parabéns à sucessora: «Parabéns miúda, deixaste-nos muito orgulhosos».

A vitória da Miss Universo 2019 está a impressionar o mundo e nem Oprah Winfrey ficou indiferente. No Twitter escreveu: Parabéns Miss África do Sul, a nova Miss Universo». 

Texto: Mariana de Almeida; Fotos: Reuters

Siga a Nova Gente no Instagram