Nacional
Yolanda Soares

Revelação no rock

Sex, 06/05/2011 - 15:06

Em Metamorphosis, a cantora quebrou com os padrões do fado e saltou de cabeça para uma fusão entre a música electrónica e clássica, mas não esqueceu as suas raízes.

Inovador e moderno. É assim que Yolanda Soares caracteriza, em parte, o seu segundo álbum de originais, Metamorphosis.

Se em Music­-Box a artista homenageava o fado em concerto, onde predominava a figura de uma mulher tradicional e romântica, neste trabalho a cantora decidiu revolucionar a sua imagem e produzir um disco que reflectisse um Portugal melancólico, com trejeitos de fado, mas ao mesmo tempo eufórico e dinâmico: marca uma nova era, predominada pelo rock sinfónico.

“A minha viagem neste álbum é, de facto, uma viagem de ruptura, mas também de grande paixão lusitana.” De sonhadora, a cantora passou a guerreira, com os olhos postos no Mundo e no futuro. “Decidi ser uma espécie de heroína porque sobrevivo hoje contra uma crise mundial. No entanto não se perdeu a minha particularidade do clássico, nem da imagem da mulher romântica. Sinto­-me muito lisboeta pois foi em Lisboa que estudei toda a minha vida. Cresci rodeada dessas influências arquitectónicas antigas, mas que hoje se misturam com o contemporâneo. Daí incluir também algo electrónico no CD.”

Leia a entrevista completa na edição desta semana, já nas bancas.

Siga a Nova Gente no Instagram