Nacional
Xana Abreu

Recorda drama do cancro e anuncia fim de "Xana Toc Toc"

Sáb, 27/02/2021 - 17:10

Em entrevista ao "Alta Definição", Xana Abreu abordou, sem medos, a sua vida marcada por momentos difíceis. A artista vivenciou um cancro no auge da sua carreira. A ídola do público infantil, que somou vários sucesso no top de vendas nacional, revelou ainda a sua despedida dos palcos enquanto Xana Toc Toc.

Xana Abreu foi convidada de Daniel Oliveira, este sábado, no “Alta Definição” da SIC. Mais conhecida por "Xana Toc Toc", a artista abriu o coração ao apresentador e falou de vários assuntos do seu passado marcado pela infância difícil, a dura batalha contra o cancro e o final do projeto infantil: Xana Toc Toc. 

 

 

O diagnóstico do cancro e o sucesso de "Xana Toc Toc"

 

Foi enquanto cuidava da mãe, que lutava contra um cancro, que Xana Abreu apercebeu-se que algo não estava bem com a sua saúde. "Numa fase em que a minha mãe também estava doente, eu estava a cuidar dela. Comecei a ter uma dor na mama. Fui ver o que era, ao IPO, e o médico disse: 'Isto é assim, menina: o seu cancro está a evoluir monstruosamente dia após dia. Para a semana se calhar já não esta cá. Vai ficar na lista de espera para ser operada. Estava sem dinheiro, tinha acabado com o meu seguro de saúde. Pensei que tinha chegado a minha hora. Fui ao privado e a minha médica pegou em mim e disse: 'hoje e amanhã vais fazer exames, terça vou-te operar.' Senti uma coisa maternal dela", disse. 

Para os tratamentos, Xana revela que teve de "pedir dinheiro emprestado" a duas pessoas da família. "O meu dilema era: e agora? A minha mãe está doente e eu não posso ir lá. Disse ao meu marido para ir lá e fazer de conta que eu tinha ido viajar. Ela ligava-me a dizer: 'já não queres saber de mim'. Tive que fazer quimioterapia e ausentar-me. Ela sentiu abandono da minha parte".

Mais tarde, uma amiga aconselhou-a a contar a verdade à progenitora. "Disse à minha mãe. Ela partiu dias depois. Piorou significativamente. Até hoje sinto essa culpa. Será que eu devia ter dito?", questionou-se. 

"Ironicamente, no dia em que estava a ser operada, o primeiro disco da Xana Toc Toc foi para as lojas. A seguir fiz quimioterapia. Não as fiz todas, o meu corpo não estava a aguentar. Não estava cá. Enquanto o meu companheiro, agência e editora dizia que estava há 40 semanas no top 1 em Portugal, isso para mim não significava nada", recordou a artista que confidenciou ainda que teve de ser submetida a uma nova operação no momento do lançamento do seu segundo disco.  

"Depois comecei a erguer-me aos poucos. Perguntaram-me se tinha forças para os concertos e eu careca. Não estava preparada, mas foi o concerto mais especial da minha vida, o primeiro no Coliseu do Porto. Ganhei forças. Entretanto a minha médica disse-me que tinha de ser operada outra vez. A ironia da minha vida. Estava a ser operada e o meu segundo CD estava a ir para as lojas. O meu cancro foi profundo, tive uma invalidez de 73%", revela. 

Contudo, há danos físicos que nunca ficaram completamente curados. "Durante estes 10 anos de Xana Toc Toc achei que poderia atingir a felicidade plena. Mas a toxicidade dos químicos causam-nos danos. Não sei o que é silêncio há anos. Sinto um zumbido. Quero libertar-me desta violência que passei e o meu corpo pede calma. Só eu sei as dificuldades que tive em dar muitos dos meus concertos. A quantidade de vezes que pensei: é neste palco que vou desta para melhor."

 

Xana Abreu despede-se dos palcos enquanto "Xana Toc Toc"


Em 2020 Xana Abreu tomou uma decisão "muito séria": sair do projeto. "Já não tenho saúde. Não consigo fazer os concertos, são demasiado puxados. No fim fico duas semanas na cama. Por mais que queria, já me esforcei demasiado estes 10 anos (...) Sinto que estou a matar o projeto e o amor da minha vida. E a mim. A Xana Toc Toc é uma extensão de mim", lamenta. 

"Vou sair dos palcos enquanto 'Xana Toc Toc'. Estou cansada de trabalhar muito. Cansada de fingir que estou sempre saudável, sempre bem. Muitas vezes estava em palco a ter vertigens e falta de ar. É muito sério."

Xana termina a entrevista com uma revelação: "Não posso revelar ainda, mas vou dar a volta. A minha ilha dos sonhos está bem entregue" , finda. 

 

Texto: Joana Dantas Rebelo, Fotos: SIC  

Siga a Nova Gente no Instagram