Internacional
Woody Allen

Lança autobiografia e faz revelações sobre as acusações de pedofilia feitas pela filha

Dom, 19/04/2020 - 19:15

O realizador, que passou de bestial a besta na sequência das denúncias de abuso por parte da filha adotiva, conseguiu publicar as suas memórias nos Estados Unidos da América. Entre outras coisas, nega que seja pedófilo.

Apropos of Nothing (A Propósito de Nada, em português) é o título do livro de memórias que Woody Allen editou agora nos Estados Unidos da América.

A edição é polémica, já que o realizador teve grandes dificuldades em encontrar uma editora que a publicasse, após ter sido uma das figuras mais destacadas da indústria cinematográfica a ver a cabeça a prémio pelo movimento Me Too, pelo facto de a própria filha, Dylan, que adotou com Mia Farrow, o ter acusado de abusos sexuais.

Neste livro autobiográfico, o realizador, que sempre alegou não ter tido oportunidade de se defender das acusações da filha, aproveita para comentar o escândalo, razão pela qual esta é uma edição aguardada até em Portugal, onde duas editoras já estarão na corrida pelos direitos de publicação.

A curiosidade à volta do livro só aumentou nos E.U.A. à medida que uma campanha de protestos contra a sua publicação, liderada por Dylan, levou a que a editora original, a Hachette, desistisse de o publicar.

A editora norte-americana Arcade descreveu o livro «como uma compreensível narrativa da sua vida, pessoal e profissional, nas vertentes de realizador, encenador, a vida de músico em nightclubs e como escritor».

Woody Allen fala sobre relações familiares e amorosas

Woody Allen também escreveu «sobre as suas relações familiares, sobre os amigos e os amores da sua vida», até porque o realizador é também conhecido pela tumultuosa vida amorosa. Por exemplo, tendo sido casado com Mia Farrow, de quem se separou, acabaria por casar-se com Soon-Yi, a filha que Farrow adotara antes de se casar com o realizador.

Um escândalo a que se juntaria um outro, que começou por ser um rumor, aquando da separação de Allen e Farrow, em 1992, mas que só seria confirmado em 2014, quando outra filha adotiva do casal, Dylan, acusou Woody Allen de ter abusado sexualmente dela, quando era criança.

Mia Farrow ficou do lado da filha, assim como o único filho biológico do casal, Ronan, que por diversas vezes defendeu publicamente Dylan contra o pai, inclusive quando, em 2019, o escândalo foi recuperado pelo movimento Me Too.

Apropos of Nothing é apresentado como a forma que o realizador, de 84 anos, encontrou para contar a sua versão da história, razão pela qual escreve sobre a feia batalha judicial com Farrow pela custódia do filhos, no âmbito da qual sempre negou ter abusado sexualmente da filha.

O desabafo sobre não ter acompanhado o crescimento da filha

No livro, Woody Allen refere várias vezes o tema e desabafa: «Uma das coisas mais tristes da minha vida foi ter sido privado de anos de crescimento da Dylan, em que podia apenas sonhar que estava a mostrar-lhe Manhattan e as alegrias de Paris e Roma».

Na sequência disto, desde 2014 que Woody Allen passou a ter grandes dificuldades em encontrar financiamento para os seus filmes, razão pela qual passou a filmar mais na Europa – casos de Vicky, Cristina, Barcelona ou Meia-noite em Paris –, onde, aparentemente, lhe era mais fácil encontrar patrocínios.

Texto: Anabela Pereira Fernandes; Fotos: Reuters

Leia a NOVA GENTE sem sair de casa

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador. . .

1 - Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2 - Escolha a sua revista

3 - Clique em COMPRAR ou ASSINAR

4 - Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 - Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 - Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

Siga a Nova Gente no Instagram