Nacional
The Voice Portugal

Iraniana deixa mentores em lágrimas ao fugir do seu país para poder cantar

Seg, 18/10/2021 - 13:10

O "The Voice Portugal" estreou em grande, este domingo, 17 de outubro. Ava Vahneshan é do Irão, tem 22 anos e emocionou tudo e todos com a sua história de vida.

O "The Voice Portugal" regressou em força às noites de domingo na RTP1 e cheio de emoções. Ava Vahneshan tem 22 anos e protagonizou um dos momentos mais emocionantes da estreia. A jovem iraniana interpretou o tema “Lalayi” na fase das Provas Cegas e deixou mentores e apresentadores em lágrimas com a sua história de vida.

Ava está em Portugal há três anos para conseguir concretizar o sonho de cantar. "Não sei se sabem, mas no meu país as mulheres não podem cantar... e os meus pais deram-me essa oportunidade para emigrar noutro país, começar do zero, mas para eu seguir o meu sonho e chegar onde quero", começou por dizer, respondendo a Aurea, a primeira mentora a abordar a concorrente, que conquistou tudo e todos no "The Voice Portugal".

Nesse momento, Catarina Furtado sobe ao palco com a família de Ava, os pais, a irmã e o tio. E fez questão de explicar um pouco melhor a vida da jovem que saiu do seu país em busca de um sonho.

"Por trás da história da Ava, estão dois pais completamente corajosos, que tinham uma vida confortável, do ponto de vista financeiro, no seu país, o Irão, mas nunca poderiam ser felizes, se a sua filha não fosse feliz a cantar. As mulheres no Irão são presas se se exibirem e os pais deixaram a vida confortável que tinham e arriscaram vir para um país como o nosso, onde há paz, igualdade e vieram e estão aqui, a trabalhar em Portugal, a viver cá e a apoiar a sua filha Ava", disse a apresentadora do "The Voice Portugal" emocionada.

De imediato o público levantou-se para dar uma grande salva de palmas. Aurea, Marisa Liz, Diogo Piçarra e António Zambujo não conseguiram conter as lágrimas, ficando sem palavras.

Marisa Liz foi a primeira a reagir. "Isto é um assunto que obviamente é de todos e ainda bem que tu estás cá e podes ser livre. Ainda temos muita coisa até no nosso país para lutar, muitos direitos que têm que ser conquistados. Uma luta das mulheres pelas mulheres, quando nós precisamos que os homens se juntem a nós, nesta luta, como este pai fez (…) nós não somos mais do que os homens, nem eles são mais do que nós, somos todos iguais", afirmou a vocalista dos Amor Electro.

Ava acabou por escolher António Zambujo como seu mentor.

Veja aqui a atuação de Ava Vahneshan.

 

Texto: Filipa Rosa; Fotos: D.R.

Siga a Nova Gente no Instagram