Saúde e Beleza
Verão

Os 9 erros mais frequentes na hora de perder barriga

Dom, 02/08/2020 - 09:40

Há dicas que ajudam a perder barriga e manter a boa forma física, mas também há erros que se devem evitar para que os resultados sejam alcançados.

O verão é a altura do ano em que mais pessoas aderem a dietas, porque querem ficar em forma para os dias de praia. Contudo, é preciso ter em atenção que a alimentação saudável e equilibrada deve ser um estilo de vida do ano inteiro e não apenas nos meses mais quentes. Existem hábitos que são tidos como técnicas para diminuir a barriga mas que podem ter um efeito contrário.

1. Saltar o pequeno-almoço. Um estudo do Centro Nacional de Pesquisa Cardiovascular conclui que o esquecimento da primeira refeição do dia revoluciona o relógio biológico e leva a que se almoce com mais fome, o que multiplica o número de calorias ingeridas. 

2. Considerar que qualquer tipo de gordura faz mal. Os alimentos ricos em gordura «boa» são essenciais numa alimentação saudável, como é o caso do azeite e do abacate. 

3. Beber pouca água. A água é essencial par o bom funcionamento do intestino, além disso ajuda ao bom funcionamento de órgãos como rins e bexiga. 

4. Considerar que todo o pão é inimigo. O pão branco é de evitar, mas o pão escuro mantém os níveis de insulina estáveis. 

5. Consumir muitos produtos light. Geralmente estes produtos têm adoçantes artificiais que podem desenvolver problemas no metabolismo, e dificultar a dieta. 

6. Consumir sumos e vitaminas em vez de fruta fresca. A fruta deve ser consumida ao natural. Beber um sumo não reduz saciedade porque não mastigamos. Além disso, os sumos são de fácil absorção e favorecem os picos de insulina. Muitas vezes, um sumo, mesmo sendo natural, é feito com várias peças de fruta, fazendo com que estejamos a consumir mais calorias do que o recomendado.

7. Beber bebidas alcoólicas. O álcool tem muitas calorias e é das primeiras coisas que os nutricionistas retiram das dietas. Além disso, beber álcool antes de ter comido aumenta a sensação de apetite. 

8. Não consumir proteínas. Devemos consumir 0,8 gramas de proteína por quilo de peso, para o bom funcionamento do corpo. Além disso, as proteínas têm propriedades saciastes porque têm uma digestão lenta. 

9. Jantar muito tarde, pouco tempo antes de ir para cama. As pessoas que comem a última refeição 5 horas antes de dormir são, de acordo com um estudo da Universidade Johns Hopkin, mais magras do que aquelas que não o fazem. 

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