Saúde e Beleza
Verão

Bronzeado saudável

Seg, 08/08/2011 - 15:31

Saiba como ter um bronzeado saudável com a ajuda de certos alimentos e através de protecção adequada. E comece a consultar os índices de raios ultravioleta.

Verão rima com praia, que rima com sol, e não é de estranhar que, por esta altura do ano, as praias se encham de pessoas. Ainda que queira ficar com aquela cor tão invejada, saiba que há formas correctas de o fazer. A NOVA GENTE deixa-lhe algumas dicas para que aproveite este Verão ao máximo, mas com saúde.

Mitos e verdades
Deve usar-se protecção fora da praia - Verdade: O protector solar deve ser utilizado diariamente.
Chapéu de sol substitui o protector - Mito: Deve ser sempre usado como complemento e não como protecção única.
Número de protecção tem a ver com a cor da pele - Mito: Independentemente do tipo de pele, a protecção mínima indicada é o factor 15.
Queimaduras solares podem causar cancro - Verdade: Ao provocar alterações no DNA das células, o sol em excesso aumenta o risco de vir a desenvolver cancro da pele.

Alimentos ajudam
Quando se fala em bronzeado saudável e duradouro, os alimentos assumem um papel de destaque. Os especialistas são unânimes quando afirmam que a cenoura, a abóbora e os espinafres são ricos em betacaroneto e, como tal, capazes de absorver a radiação ultravioleta. O tomate e a melancia, alimentos de cor avermelhada que são ricos em lipoceno, têm esta mesma capacidade.

Com crianças redobre os cuidados
Se é verdade que o sol tem alguns benefícios para a saúde, nomeadamente melhorias da circulação sanguínea, também acarreta múltiplos riscos. Quando se fala em crianças, os cuidados devem ser redobrados, já que a pele ainda não desenvolveu os mesmos mecanismos de protecção que a dos adultos. Por isso, evite a exposição solar das 12h00 às 16h00, aplique creme de duas em duas horas e tenha o dobro da atenção em dias enevoados.

Efeitos do excesso de sol
Pele desidratada
Envelhecimento precoce
Diferentes tipos de cancro
Doenças degenerativas

Siga a Nova Gente no Instagram