Nacional Ver Video
Vera Ribeiro

Casais, violência e rotinas na quarentena, todos os conselhos da psicóloga (vídeo)

Qui, 07/05/2020 - 18:27

Vera Ribeiro esteve à conversa com a NOVA GENTE e revelou os conselhos que, no papel de psicóloga clínica, tem dado nesta quarentena

Vera Ribeiro esteve à conversa com a NOVA GENTE e deixou um conselho a todos os leitores que estão afastados da família. Acima de tudo, a psicóloga clínica defende que a proximidade via telefone ou videochamada é essencial. A simples tarefa de «ajudar a planear o dia» do outro - para familiares que estão mais sozinhos ou desmotivados com a situação de pandemia de Covid-19 - pode ser uma grande ajuda.

Especialista em relações e sexualidade, a mulher de Rui Patrício revelou-nos que os pedidos de ajuda que tem recebido estão relacionados com a vida a dois em quarentena. «Aquilo que tenho recebido é como lidar com a pessoa com quem está em casa», contou-nos. 

«Violência escrita, por mensagem, também é muito complicada»

A apresentadora do programa Anatomia de Vénus, do canal S+, também tem lidado com «situações de violência». «Tenho trocado algumas mensagens através do Instagram. Não consigo dar um conselho genérico, porque as questões que tenho recebido são todas diferenças. Às vezes há questões de violência à distância. Violência escrita, por mensagem, também é muito complicada», explicou. 

Nestes casos, Vera Ribeiro aconselha: «Todo o tempo em que a pessoa está sozinha deve refletir por que é que é alvo desta violência. Tem de tentar olhar para si e ver o que pode fazer de diferente. Na maior parte destas situações, as pessoas tendem a olhar para o outro e não para si».

Por fim, a psicóloga, mãe de Pedro, de três anos, e de Eva, de dois, explicou-nos que «o período da quarentena deve ser usado como período de reflexão». E para os casais que sentirem que estão a entrar na rotina, os truques são «tirarem, individualmente, um tempo para si» e «comunicar muito». Veja a entrevista completa na galeria! 

Assista também à primeira parte da entrevista:

Texto: Mariana de Almeida; Fotos: Impala e reprodução Instagram

Pontos de Venda das Nossas Revistas

Siga a Nova Gente no Instagram