Saúde e Beleza
As Vantagens

A pílula dos 5 dias

Qui, 22/04/2010 - 17:40

Não é para usar por sistema, tal como a do dia seguinte não é, mas os casos de “acidente” têm uma nova solução. Eis o contraceptivo que pode ser usado cinco dias depois.

Muitas são as mulheres que se esquecem de tomar a pílula e muitos são os casos de gravidez indesejada. É para estas situações que surge em Portugal um novo método de contracepção oral de emergência – o acetato de ulipristal (princípio activo). Maria José Alves, ginecologista da Maternidade Alfredo da Costa, explica que “este método tem uma eficácia elevada mantida ao longo das 120 horas seguintes à relação”.

Eficácia até ao quinto dia
Indicado para uso em situações de emergência, o novo método tem como garantia uma eficácia de 90% até ao quinto dia após a relação sexual. Tem a possibilidade de ser tomada por mais dois dias do que as pílulas de contracepção de emergência que existem actualmente.

Em que fase do ciclo tomar?
Um método para tomar em qualquer fase do ciclo menstrual, o seu principal mecanismo de acção consiste na inibição ou atraso da ovulação. É um contraceptivo com utilização limitada a situações de emergência e não como forma de substituição dos métodos regulares.

Quando usar?
Quando houve relação sexual não protegida ou falha do método contraceptivo;
Erro no cálculo do período fértil;
Em casos de deslocamento do dispositivo intra-uterino;
Em caso de violação é necessário avaliar a necessidade.

Acetato ulipristal?
Esta foi a primeira molécula concebida para utilização como contraceptivo oral de emergência, tendo sido sujeita a vários ensaios clínicos em mais de 4000 mulheres, os quais demonstraram que o acetato de ulipristal reduz significativamente o número de gravidezes indesejadas.

Advertências
Não previne a ocorrência de uma gravidez em todas as situações;
Não substitui a contracepção regular;
Não é um método de interrupção da gravidez;
Não protege das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).

Não usar se...
... for alérgica ou hipersensível a qualquer componente da pílula;
... suspeita que está grávida;
... sofre de doença hepática grave.

Siga a Nova Gente no Instagram