Nacional
Vanessa Oliveira

Já está pronta para o Natal e revela principais tradições familiares

Sáb, 09/12/2023 - 09:55

A apresentadora é fã desta época do ano e faz questão de manter as tradições familiares, como a chegada do Menino Jesus ao presépio.

A época natalícia está aí à porta e é hora de dar início aos preparativos para a noite da consoada. Mas Vanessa Oliveira começa muito antes da maioria das pessoas e há muito que já tem a casa decorada. "Adoro o Natal, já está tudo pronto”, começou por contar aos jornalistas à margem de um evento da Douglas.

"E só não está preparado há mais tempo por um motivo: a minha filha nasceu a 12 de novembro, por isso, desde há quatro anos para cá que o nosso Natal só é preparado depois. Eu acho estranho… Este ano, ela fez anos a um domingo e nós decorámos a casa logo no fim de semana seguinte”, contou, bem-disposta.

Os preparativos natalícios não são algo simples e requerem a ajuda de toda a família: Vanessa, o companheiro, João Fernandes (mais conhecido por DJ Kamala), e os filhos, André, de dez anos, e Diana, de quatro. "Tiro a decoração toda e ponho a decoração de Natal. É caixas para cima, caixas para baixo, parecem mudanças. Tirar tudo o que está em cima dos móveis, levar as coisas de Natal…", explicou, contando que esta paixão pela quadra começou na infância: "O Natal sempre foi muito celebrado e eu dou uma extrema importância à família e, para mim, Natal é família. É pantufas em casa durante muitos dias, porque não tem de ser só o 24 e o 25".

A tradição da noite de Natal

Algo que também vem desde a infância é perceber que esta época não é apenas sobre a figura do Pai Natal. A família da apresentadora da RTP, de 42 anos, tem uma tradição que esta já está a passar para os filhos: "Nós temos sempre a tradição de, na noite de Natal, o Menino Jesus aparecer no presépio. Fazemos sempre isso. A minha filha já sabe que à meia-noite vamos buscar o Menino Jesus e colocamo-lo ao pé de Maria e José".

Ler depois: A incrível árvore de Natal de João Baião

Este ano, o Natal de Vanessa Oliveira vai ser ainda mais especial porque é a primeira vez em quatro anos que não trabalha no dia 24 de dezembro: “Há anos em que eu trabalho nessa altura, outros não. Nos últimos quatro, estive a trabalhar até às 18h do dia 24, portanto, só conseguia a partir daí. Este ano não vou trabalhar, por isso é chegar ao dia 23 à noite, calçar as pantufas e aproveitar com os meus”.

Mais filhos?

Recentemente, Vanessa Oliveira partilhou um conjunto de imagens nas redes sociais, porém houve uma que deu que falar entre os seguidores. "Eu vi um babygrow com um mini-Pai Natal, tirei uma fotografia e, no carrossel de fotografias, coloquei essa. E toda a gente comentou ‘Ai tão bom, ela vai ser mãe’. E eu nem tinha visto. E comecei a receber mensagens das minhas amigas a perguntar se estava grávida. E depois é que percebi que foi pelos comentários”, começou por  contar no mesmo evento da Douglas, esclarecendo depois o mal-entendido entre risos: "Eu não estou grávida, não vou estar. Está tudo certo assim, um menino, uma menina… Eu já só quero netos".

Texto: Rita Velha; Fotos: Zito Colaço

Siga a Nova Gente no Instagram