Nacional
Valentina

Mãe de menina assassinada pelo «monstro do Seixal» revoltada: «Quem será a próxima?!»

Qua, 13/05/2020 - 13:41

Sandra Cristina perdeu a mãe e a filha assassinadas pelo ex-companheiro, em 2019. Um ano depois, Sandra Cristina ficou chocada ao saber do caso de Valentina, a menina de nove anos morta em Peniche

Em fevereiro de 2019, Portugal ficou chocado com um crime no Seixal. Sandra Cristina perdeu a mãe e a filha assassinadas pelo ex-companheiro. Lara tinha apenas dois anos quando foi morta pelo pai, Pedro Henriques. O homem, que foi apelidado de «monstro do Seixal» acabou com a própria vida depois do crime. 

Um ano depois, Sandra Cristina ficou chocada ao saber do caso de Valentina, a menina de nove anos morta em Peniche. Como tal, recorreu às redes sociais para expressar a revolta que está a sentir com uma carta dedicada à menina e à mãe que, tal como ela, perdeu uma filha. 

«Valentina, mais uma menina indefesa a quem o próprio progenitor lhe tirou o direito à vida. Pergunto porquê?! Se não existe amor, é preferível a indiferença; se não nutre compaixão, que siga a vida noutra direção. Mas o problema nunca é a criança. Ela é apenas o meio utilizado para atingir a mãe, seja por questões subjacentes a orgulho ferido, questões monetárias, problemas de ego ou falta de caráter oprimido», começou por escrever. 

Sandra Cristina deixa a culpa nas «autoridades» e na «justiça», questionando quantas crianças terão de morrer para se lutar mais pela segurança das mesmas. 

«Mas onde está o cerne do problema? Este reside na incompetência das nossas autoridades e justiça que é conivente e permissiva. Antigamente a lei ditava que a mãe tinha mais direitos que o pai e, atualmente, a lei só se preocupa em salvaguardar os direitos do pai. Quantas mais crianças serão necessárias morrer para perceberem que não é o pai nem a mãe que interessam, mas sim a criança, o seu bem estar e segurança?!»

«Façam testes psicológicos aos progenitores»

A mãe de Lara, a menina de dois morta pelo pai, frisa ainda que mai casos trágicos destes vão acontecer e fala dos casais que tentam, durante anos a fio, adotar uma criança.

«Enquanto as autoridades continuarem a negar ajuda, descartarem o seu poder de intervenção e não orientarem; enquanto os juízes tomarem decisões baseadas nos direitos do pai, desvalorizando o bem estar da criança, mais óbitos vão suceder. O incrível é que uma família que deseje adotar uma criança, leva anos à espera. Passa por uma desgastante avaliação psicológica e sócioeconomica. Depois a assistente social analisa a relação que começam a estabelecer com a criança. Tanta burocracia para quem somente pretende dar amor e uma família. Enquanto isso, a criança vai crescendo e criando mecanismos de defesa, pois ela na realidade está sozinha no mundo, sem um porto de abrigo.»

Por fim, Sandra Cristina apela a que «façam testes psicológicos aos progenitores», tal como na altura do crime pediu que fizessem ao ex-companheiro Pedro Henriques.

«O nosso sistema é baseado na tortura. Excesso de zelo para quem quer adotar e indiferença para quem somente batalha em proteger os seus filhos. Façam testes psicológicos aos progenitores, visitem as suas habitações e locais de trabalho, analisem a interação das crianças com os pais e só depois tomem uma decisão. Foi nisso que me debati e fui ignorada. Agora foi a Valentina. Quem será a próxima?!»

Texto: Mariana de Almeida; Fotos: Reprodução Facebook

Leia a NOVA GENTE sem sair de casa

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador. . .

1 - Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2 - Escolha a sua revista

3 - Clique em COMPRAR ou ASSINAR

4 - Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 - Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 - Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

 

Siga a Nova Gente no Instagram