Para fugir à guerra na Ucrânia com o filho, ainda bebé, um homem vestiu-se de mulher e tentou escapar do país. Chegou ao posto de fronteira de Porubne-Siret (Ucrânia-Roménia) vestido com roupa feminina, de peruca e maquilhado.
Este homem, de 30 anos e residente em Kiev, levava o filho no carrinho de bebé e apresentou o passaporte da mulher, mas o inspetor do controlo fronteiriço apercebeu-se do disfarce e deteve-o, obrigando-o a ficar no país.
Saiba mais aqui.
Criança interrompe direto de jornalista da CNN Portugal para a abraçar
O impacto que a guerra na Ucrânia está a ter nos mais novos estava a ser abordado pela jornalista Margarida Neves de Sousa, que se encontra na fronteira da Polónia com aquele país invadido pela Rússia.
A meio do direto para o canal da Media Capital, também detentora da TVI, a enviada especial foi surpreendida por uma criança que, de braços abertos, se dirigiu a ela e a abraçou. "Esta miúdo veio abraçar-me. Eu acho que eles precisam de sorrioss e, apesar de não entendem a nossa língua, de não entenderem português, tentam também mostrar que estão a precisar de carinho, de sorrisos, de tranquilidade. A vida deles, a rotuna destas crianças... são tão pequeninos", disse Margarida Neves de Sousa, enquanto agarrava o menino refugiado da Ucrânia.
Veja tudo aqui.
Texto: Ana Filipe Silveira; Foto: DR
Siga a Nova Gente no Instagram