Nacional
Treinar na quarentena

7 ajudas preciosas para trabalhar o corpo para o biquíni

Ter, 17/03/2020 - 18:50

Estar em casa não é desculpa para deixar de treinar, muito pelo contrário. Tempo livre é o que não nos falta, por isso, fizemos uma lista de aplicações que o vão ajudar a manter a forma sem sair de casa.

A quarentena não é desculpa para descurar do exercício físico, muito pelo contrário. A pandemia da Covid-19 afastou-nos fisicamente e fez com que fosse impossível ir ao ginásio ou treinar com os amigos, mas isso quer dizer que podemos ser preguiçosos.

Criar rotinas é importante nesta fase em que os dias parecem maiores e em que as atividades para fazer em casa parecem escassas, por isso aproveite para ocupar uma parte do seu tempo a treinar sozinho ou em família.

«Embora estejamos a atravessar um período em que é imperativo estarmos em casa, o mesmo não significa que tenhamos de estagnar o corpo totalmente», refere à TV 7 Dias o personal trainer André Ferreira. Até porque ficar parado não é bom. «A agitação faz parte das nossas vidas e pararmos de forma repentina pode ter graves consequências para nós a nível físico, porque os músculos não sofrem a estimulação a que estão habituados e começam a atrofiar, e daí as dores musculares que aterrorizam toda a gente quando retomam o exercício. Também o nosso sistema imunitário sofre com isso, assim como o nosso sistema nervoso», afirma. Continue a ler as recomendações aqui.

 

A NOVA GENTE sabe que não é fácil saber que exercícios fazer ou que tipo de treino é adequado a cada um, por isso, fizemos uma lista de seis aplicações que pode descarregar para o smartphone ou tablet para o guiar nos treinos…sem sair de casa!

Conheça as aplicações e sugestões:

1. Desafio 30 dias (apenas para iOS):

O Desafio 30 Dias é ideal para as pessoas que querem praticar exercício dentro de casa e qualquer um pode fazer, a qualquer hora do dia. Funciona como uma espécie de guia que, passo a passo, explica as etapas das atividades físicas, para que consiga manter um treino diário. E tem vários desafios: o desafio dos abdominais, corpo inteiro e do bumbum, bem como treinos divididos por níveis de condicionamento. Esta app é sincronizada com o Apple Health.

2. Home Workout:

De forma simples e intuitiva, esta aplicação dá-lhe algumas ferramentas que o auxiliam na prática de desporto. Conta com exercícios de aquecimento, guias de vídeo e animação e, ainda, um gráfico para rastrear o progresso. Pode ainda selecionar zonas específicas do corpo que quer trabalhar, como por exemplo os braços ou abdominais.

3. Google Fit:

Uma aplicação completa que permite a total integração com o Wear OS, o que faz dele uma opção imperdível para quem usa um smartwatch. Permite a exibição de estatísticas dos exercícios e ainda estabelecer metas que quer alcançar.  A melhor parte é que é gratuito.

4. Endomondo:

Uma das melhores formas para interagir com os amigos nesta quarentena. Permite gravar vídeos e também é grátis. Na versão paga, ganha alguns benefícios, como a criação de um plano de treinamento pessoal, análise da frequência cardíaca e a ausência de anúncios.

5. Nike Training Club:

Tem mais de 160 treinos disponíveis (e tudo gratuito). Permite escolher entre os exercícios de força, de resistência e mobilidade. Os fãs de ioga também podem encontrar aqui atividades. São treinos de 15 a 45 minutos, separados por níveis: iniciante, intermediário e avançado. Podem ser feitos no conforto do lar, na sala ao pé do sofá ou noutra divisão qualquer da casa. Existe, ainda, conteúdo feito por grandes estrelas do desporto, como Michael Jordan, Cristiano Ronaldo e Serena Williams.

6. Freeletics Bodyweight:

É uma das aplicações mais populares do mundo. Dispõe de mais de mil variações de treino com o peso do próprio corpo, direcionada para treinos de alta intensidade.

7. Treinar com famosos:

Se as aplicações não são aquilo de que mais gosta, aproveite para acompanhar os diretos dos seus famosos favoritos. Nesta que é uma altura de nos resguardarmos, há vários influenciadores digitais a fazerem treinos em direto para os seguidores acompanharem. A maquilhadora Helena Coelho e o namorado Paulo Teixeira, que é o pt de Cláudio Ramos, são um desses exemplos. Os treinos acontecem todos os dias às 19h30. 

Além disso, Catarina Gouveia tem deixado dicas de treinos no seu Instagram, de modo a que os seguidores possam replicá-las mais tarde em casa. 

Texto: Inês Fernandes com Inês Borges; Fotos: DR
 

Siga a Nova Gente no Instagram