Nacional
Tradições de Páscoa

Celebre a época com estas sugestões

Ter, 07/04/2020 - 06:00

Não desanime, pode celebrar a Páscoa a preceito. Temos várias sugestões de tradições de Páscoa para fazer em casa

Tradições de Páscoa: Celebre a época com estas sugestões

A Páscoa deste ano vai ser obrigatoriamente diferente devido ao estado de emergência decretado em Portugal por causa da pandemia do novo coronavírus. Mas o facto de estar em isolamento em casa ao significa que não celebre a data. 

Há várias tradições de Páscoa espalhadas pelo País, mas vamos reunir aquelas que é possível adaptar à vida em quarentena. 

A primeira tradição, seguida pelos cristãos nesta festa religiosa, é a de não comer carne na sexta-feira santa. Este ano não vai poder beijar a cruz, um ritual muito antigo nas aldeias, mas pode vestir as melhores roupas para celebrar a ressurreição de Cristo, tal com o manda a tradição. 

E o cabrito ou borrego também pode marcar presença na sua mesa, já que as idas ao supermercado estão permitidas. Compre esta carne e faça uma bela iguaria em casa. Não se esqueça dos doces, nomeadamente do típico folar. 

Não se esqueça dos mais novos. Este ano não pode fazer a típica caça aos ovos nos parques e jardins, mas pode fazer pela casa inteira. Espalhe ovos de chocolate pelas várias divisões e coloque os mais pequenos numa verdadeira caça ao tesouro. Outra tradição, é decorar a casa a rigor. Se não tem elementos decorativos, pegue em tintas e pincéis e decore ovos verdadeiros. Depois faça um centro de mesa com eles, para alegrar o ambiente. Mais tarde, poderá usa-los nas receitas, para que não haja desperdício. 

Nesta altura do ano, muitas regiões do país seguem a tradição da troca de presentes entre padrinhos e afilhados. Este ano fica difícil, mas pode sempre ligar-lhes e mandar um beijinho especial. Os gestos de carinho valem mais do que presentes físicos. Mas se faz mesmo questão de dar um presente, faça a encomenda online e peça para entregar na casa do seu familiar. 

Também há quem tenha a tradição de fazer um piquenique em família. Não vai puder juntar os tios e primos, mas prepare um piquenique no chão da sua sala ou na varanda. Coloque uma manta e várias almoçadas e celebre a vida. 

Por último, é nesta altura do ano que se costumam fazer, em muitas casas, as limpezas a fundo. Há quem acredite que renova energias e que são as melhores limpezas do ano. Por isso, coloque mãos à obra e deixe tudo a brilhar. 

Texto: Ricardina Batista; Foto: Istock  

Siga a Nova Gente no Instagram