Nacional
Tiago Teotónio Pereira

Em lágrimas ao falar da morte de Nicolau Breyner: «Eu pressenti»

Sáb, 11/07/2020 - 15:38

Tiago Teotónio Pereira fala sobre a «referência» que Nicolau Breyner representava, como ator e como companheiro da mãe. O ator não conteve as lágrimas ao falar da morte do padrasto

Tiago Teotónio Pereira tem no sorriso a sua imagem de marca, mas, quando o assunto é Nicolau Breyner, não consegue esconder as lágrimas. Foi no Alta Definição, emitido este sábado, dia 11 de julho, que o ator abriu o coração a Daniel Oliveira.

«Tive a sorte de crescer com uma das minhas referências e um dos meus ídolos. Eu vinha para o estúdio em miúdo, sempre fui fascinado por isto. Então tive uma grande referência que não me deixou sair dos eixos.» Foi assim que Tiago Teotónio Pereira começou por falar de Nicolau Breyner. O ator, que morreu em 2016, era o companheiro de Mafalda Bessa, mãe de Tiago.

«Em casa nunca falámos muito de trabalho, ele estava na TVI, eu estava na SIC. Quando tinha um casting ia passar texto com ele, mas nunca foi uma coisa de: ‘Bora lá, eu levo-te’. Sempre foi: ‘Tu tens o teu caminho, eu tenho o meu e vais lá chegar’. E aconteceu. E foi incrível.»

Tiago Teotónio Pereira confessa que jamais esquecerá os simples, mas essenciais, ensinamentos do ator. Foi com ele que aprendeu, por exemplo, a chegar sempre mais cedo às gravações.

«Com ele aprendi em conversas de dia a dia. Ele banalizava as situações. (...) «Ser o primeiro a chegar, sempre. Essas pequenas coisas foram ficando em mim como um modelo a seguir. (...) Dizia-me coisas boas. Sempre acreditou em mim. Muito mais [do que eu acreditava] e isso é incrível.»

«Foram 12 anos que vivi com ele»

Nicolau Breyner sempre foi um apoiante incondicional do trabalho de Tiago, apesar de, no início, a relação não ter sido uma relação fácil. «Foram 12 anos que vivi com ele. Era como se fosse o meu pai. Eu tive o meu pai e adoro o meu pai, mas também adorava o Nico. Vai ser sempre uma referência.»

Tiago Teotónio Pereira revela que estava a passar por uma fase rebelde na adolescência quando a mãe começou a namorar com o ator. O casal estava separado por mais de 20 anos de idade, o que não agradou ao filho mais velho de Mafalda Bessa.

«Eu não quis conhecer o Nico quando a minha mãe disse que tinha um namorado mais velho», admite. Na altura, o ator tinha outras prioridades e chegou a deixar Mafalda Bessa em lágrimas com determinadas atitudes. «Espero que os meus filhos não me façam isso, se não eu passo-me», pede.

«Eu pressenti, pela voz, por tudo»

De sorriso no rosto, Tiago Teotónio Pereira afirma que Nicolau Breyner ainda tem uma promessa por cumprir: «Está-me a dever uma peça. Íamos fazer uma peça juntos. Um dia faço e dedico-lhe».

É com saudade que recorda o «parceiro», na vida e nas piadas. «Tinha ali um parceiro. Era eu a fazer estupidezes, ele a rir e a minha mãe furiosa.»

Tiago nunca mais esquecerá o dia 14 de março de 2016, o dia em que Nicolau Breyner sofreu um ataque cardíaco e não resistiu. «Eu estava na casa de um amigo e foi uma amiga da minha mãe que me ligou e disse: ‘Vai já para casa da tua mãe’. Eu pressenti, pela voz, por tudo. Fui para casa da minha mãe. E depois ser uma figura pública… Estava a cara dele em todo o lado, nos dias a seguir só se falava nisso.»

Questionado por Daniel Oliveira pelas palavras que disse à mãe nesta altura difícil, o ator não conteve as lágrimas. «Até curiosamente foi a minha mãe que encontrou para nós. Ela é uma supermãe», disse, com a emoção espelhada no rosto.

«Estava desfeita, estava tristíssima. E hoje em dia ainda está, sofre muito, mas está sempre preocupada connosco», admite, orgulhoso de Mafalda Bessa.

Texto: Mariana de Almeida; Fotos: Impala e reprodução Instagram

Siga a Nova Gente no Instagram