Saúde e Beleza
Teletrabalho em quarentena

As melhores dicas para evitar as dores nas costas! Comece por esquecer o sofá

Qua, 25/03/2020 - 17:10

A NOVA GENTE falou com a fisioterapeuta Rita Clemente, que dá as melhores dicas para evitar as dores nas costas durante a quarentena.

pandemia Covid-19, mais conhecida por coronavírus, levou milhares de portugueses a mudarem os seus hábitos e rotinas, aderindo ao teletrabalho. As dores nas costas surgem, muitas vezes, como consequência do trabalho diário que executamos. A maioria das profissões implicam estar sentado em frente a uma secretária pelo menos oito horas por dia, de forma contínua e com posturas pouco corretas para a saúde da nossa coluna. E estar em casa de quarentena não vai ajudar.

A NOVA GENTE pediu algumas dicas de boa postura a uma fisioterapeuta e osteopata. Siga à risca os conselhos de Rita Clemente e não prejudique a sua saúde.

  • Não trabalhar no sofá
  • Optar por uma superfície estável como uma secretária ou uma mesa
  • Se possível, não trabalhar no portátil
  • O monitor deve estar à altura dos olhos, cotovelos e antebraço apoiados com ombros relaxados com o teclado e rato a altura das mãos. Nenhuma destas adaptações seria possível no portátil!
  • Costas apoiadas com almofada na zona lombar e pés apoiados numa pequena altura para que a anca esteja ligeiramente flectida.
  • Deve levantar-se de hora a hora para deambular um pouco, cinco minutos pelo menos!
  • Ótima rotina seria fazer pelo menos 30 minutos de exercício diário!

Para aliviar dores e tensões

Segundo Rita Clemente, para aliviar dores e tensões lombares deve tomar um banho de imersão bem relaxante, usar saco de água quente, fazer uma alimentação mais alcalina para evitar a inflamação, beber água, mas acima de tudo MEXER! «O corpo foi feito para se mover. Além do alívio de possíveis dores, melhora a parte cardiovascular, evita que se ganhe peso, o intestino funciona melhor e dormimos melhor!

Evite passar horas no sofá

Para quem não está de quarentena a trabalhar, há que tomar alguns cuidados também. A tentação de passar longas horas no sofá é muita, algo que a fisioterapeuta condena.

«Para quem passa o dia no sofá é exatamente o mesmo! Inventem coisas para fazer em casa. Abaixo o sedentarismo numa altura em que é tão fácil sucumbir», refere.

Melhorar a postura reduz o risco de sofrer de lombalgia

Não se esqueça! O primeiro passo para combater a lombalgia é a sua prevenção! Apesar de ser difícil evitar o seu aparecimento, é possível reduzir o risco através de uma alimentação saudável, por forma a controlar o seu peso, da prática de exercício físico, como caminhar, correr, andar de bicicleta ou fazer natação ou ioga, que ajudam a fortalecer a musculatura vertebral, a promover a elasticidade, e a reduzir os níveis de stress.

 

Leia a NOVA GENTE sem sair de casa

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador. . . .

Eis os passos a seguir:

1 - Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2- Escolha a sua revista

3 - Clique em COMPRAR

4 - Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 - Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 - Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

Texto: Filipa Rosa; Fotos: Impala e reprodução Instagram

Siga a Nova Gente no Instagram