Nacional
Tânia Ribas De Oliveira

«Abraçou-me e chorou», o relato tocante da apresentadora sobre a avó

Sex, 07/02/2020 - 20:22

Tânia Ribas de Oliveira fala sobre a avó, que sofre de Alzheimer, e desabafa com os fãs: «Ouvi várias vezes as mesmas perguntas, dei quase sempre as mesmas respostas»

Tânia Ribas de Oliveira é uma neta orgulhosa e dedicada. Depois da perda marcante do avô, a apresentadora faz questão de visitar a avó, que sofre de Alzheimer. Ao ver os efeitos da doença, a estrela das tardes da RTP desabafou com os fãs. 

«'Ajuda-me, minha querida. Estou às escuras'», estas foram as palavras que surpreenderam Tânia. «A minha avó tem Alzheimer. Foi perdendo memórias e recordações ao longo destes últimos anos, principalmente desde que o meu avô foi para o céu. Vim visitar a minha avó esta manhã e ouvi várias vezes as mesmas perguntas. Dei quase sempre as mesmas respostas», explicou no Instagram.

Tânia Ribas de Oliveira comoveu-se quando a avó a abraçou e chorou. «Sei que, no nosso olhar, se trocaram momentos em que vivemos tão felizes na minha infância. De repente, abraçou-me, chorou e sussurrou 'estou a ver a minha Tânia, bebé, tão linda, tão linda!... és tu, não és, minha filha?'. Sou, avó. Sou eu, mesmo que não te lembres agora, eu lembro-me pelas duas. Para sempre», terminou. 

Os sintomas do Alzheimer

A doença de Alzheimer caracteriza-se pela perda gradual e irreversível de determinadas funções cerebrais, nomeadamente memória, atenção e linguagem, entre outras.

Os sinais e sintomas da doença de Alzheimer tornam-se gradualmente mais evidentes e severos com o decorrer dos anos e, de acordo com o site Farmácias Portuguesas, traduzem-se, principalmente em:

  • Perda de memória, primeiro associada a eventos mais recentes e, com o avançar da doença, eventos de um passado mais distante;
  • Dificuldades na linguagem e em entender o que é dito ou escrito;
  • Problemas de atenção e concentração;
  • Desorientação e perda da noção temporal;
  • Mudanças de comportamento e personalidade, com alterações de humor, ansiedade e depressão;
  • Dificuldade em realizar tarefas do dia a dia.
 

 
Texto: Mariana de Almeida; Fotos: Impala e reprodução Instagram

Siga a Nova Gente no Instagram