Internacional
Susana Vieira

A lutar contra um cancro incurável, regressa às novelas

Qua, 26/06/2019 - 08:20

Susana Vieira decidiu regressar às novelas mesmo depois de lhe ter sido diagnosticado um cancro incurável, a leucemia linfócita crónica.

Susana Vieira prepara-se para integrar o elenco da próxima novela dos finais de tarde da Globo, mesmo depois de ter recebido o diagnóstico de um cancro incurável, a leucemia linfócita crónica.

Conhecida pelo seu «alto astral», garra e sorriso incondicional, a atriz brasileira continua com vontade de trabalhar em televisão e está pronta para abraçar o seu próximo desafio como vilã na próxima história dos finais de tarde do canal carioca.

A atriz de 76 anos foi surpreendida há cerca de um ano e meio, no final de 2017, com o diagnóstico de um cancro incurável, a leucemia lifócita crónica, um tipo de cancro que afeta os linfócitos, os glóbulos brancos do sangue e as principais células do sistema imunitário, e que provoca fraqueza, diminui as defesas e aumenta o risco de contrair várias infeções e outras doenças.

Depois de ter estado um ano afastada da televisão para dar mais atenção ao seu estado de saúde, Susana Vieira não pretende terminar já a sua carreira na representação e regressa agora ao ecrã televisivo para interpretar uma nova e exigente personagem, já que será a vilã da nova novela da Globo, Éramos Seis.

O regresso à televisão foi anunciado pela própria atriz à imprensa brasileira, durante a inauguração do Teatro Petra Gold que foi aberto ao público no Leblon, zona sul do Rio de Janeiro. «Estamos na pré-produção da nova novela das 6, Éramos Seis. Eu vou fazer a tia má, a tia fria, riquíssima, da pobrinha Lola [personagem interpretada por Glória Pires]», referiu a atriz, revelando ainda que já estava com saudades das novelas. «Eu estava com vontade de fazer novela», confessou.

Os maiores medos da atriz

Susana Vieira confidenciou ainda que está com algum receio dos desafios que terá de enfrentar no próximo projeto, face às limitações da doença que enfrenta e que ainda não tem cura. «Eu vou fazer uma vilã de época, estou com medo. Tudo é coberto, então já estou começando a me preparar, porque eu gosto mesmo é de decote e perna de fora», desabafou a atriz.

Já doente mas ainda sem saber, Susana Vieira integrou o elenco da série Os Dias Eram Assim, também emitida pela Globo, em 2017. Desde então, que a atriz se tem mantido afastada do ecrã, com medo de contrair outra doença. Numa entrevista cedida à Globo, durante a sua ausência, a atriz justificava o seu afastamento «Eu não saio mais de noite. Estou me cuidando um pouco, tenho medo de pegar um resfriado, uma gripe», confessou a atriz.

Mais recentemente, Susana Vieira deu uma outra entrevista ao canal onde falou sobre todas as emoções que viveu, desde o momento do diagnóstico. Numa conversa emocionante com a apresentadora Poliana Abritta, a atriz explicou por que razão quis manter a sua doença em segredo durante algum tempo.

«Quando nós somos produtivos e independentes, existe o medo de ficar dependente, de depender das pessoas que estão à nossa volta para nos ‘conduzir’… Existe o medo do desemprego, existe o medo da solidão, existe a vergonha de estar doente…».

Texto: Sofia Santos Cardoso; Fotos: Arquivo Impala e Reprodução Instagram.

Siga a Nova Gente no Instagram