Nacional
Susana Henriques

Recorda depressão e tentativa de suicídio: "Estive preparada para saltar"

Qua, 19/01/2022 - 21:50

Susana Henriques ficou, tal como milhares de portugueses, com o coração partido ao ouvir as notícias que relatavam a morte de Amélie. A ex-"Peso Pesado" recorda a época em que sofreu de depressão.

Susana Henriques, a mulher que ficou conhecida ao participar no programa "Peso Pesado", da SIC, em 2011, não ficou indiferente ao caso de Amélie, a jovem de 16 anos encontrada sem vida numa praia no Porto e que sofria de depressão.

"O caso da Amélie tocou-me de forma muito particular", começa por contar Susana Henriques, para depois confessar que, tal como a jovem adolescente, também ela foi diagnosticada com depressão quando tinha a mesma idade. "Tinha a idade dela quando fui diagnosticada com uma depressão, após ter perdido a pessoa mais importante da minha vida: a minha mãe".

E continua. "Tinha a idade dela, quando me passou mil vezes pela cabeça suicidar-me e colocar um ponto final no sofrimento que sentia e sim... estive literalmente a segundos de o fazer no dia em que estive, em cima de um viaduto, preparada para saltar!", recorda.

Susana Henriques: "

"Já estive num lugar escuro e frio parecido com o desta menina", acrescenta Susana Henriques. "Parecido mas nunca igual. Só ela saberá o que sentia. Só ela saberá o quão escuro seria o mundo aos seus olhos!", diz ainda.

Na mesma publicação, Susana, revela que a depressão "não é frescura" mas sim "uma doença muitas vezes silenciosa e das mais dolorosas que podem existir". "Quem já esteve nesse lugar escuro, saberá do que falo", admite.

E deixa um conselho: “Se estás neste momento nesse lugar escuro, quero que saibas que não estás sozinho, que esse beco tem saída, que tu podes dar a volta e voltar a sorrir. Se estás nesse lugar… por favor: pede ajuda! Se tens alguém próximo com sinais de depressão, está atento, não desvalorizes esses sinais, mostra que estás lá para esse alguém. Não ouças... ESCUTA... ABRAÇA... Faz-te PRESENTE!!".

"Não sofras em silêncio", vinca! "Descansa em paz, Amélie. E que a tua família possa ter todo o apoio do mundo", remata.

Susana Henriques já pesou 179 quilos

Susana Henriques, é um exemplo para muitos de superação. Deu-se a conhecer quando participou no programa "Peso Pesado", da SIC, há 10 anos e a sua vida mudou desde então. Tinha então 179 quilos e, agora, pesa menos cem. A ex-concorrente daquele formato, que foi apresentado por Bárbara Guimarães, é hoje em dia personal trainer.

Saiba mais aqui.

Texto: Márcia Alves; Fotos: Reprodução Instagram

Siga a Nova Gente no Instagram