Nacional
Sofia Arruda

«Queríamos muito ter um bebé. Foi uma ótima surpresa»

Qui, 18/07/2019 - 13:02

A aguardar a chegada de um rapaz, que está para breve, Sofia Arruda confessa-se tranquila. O nome já está escolhido, mas prefere manter segredo, não vá mudar de ideias

Está prestes a estrear-se no maravilhoso mundo da maternidade. A atriz, de 30 anos, está grávida pela primeira vez e prepara-se para ser mãe de um rapaz. Casada com David Amaro há um ano, Sofia Arruda, a jovem que Portugal conheceu no Super Pai, tem sido uma supermãe.

Ao ter de deixar para trás uma novela, Sofia Arruda pôs “as mãos na massa” e na barriga para lançar o projeto Babyboom, uma série no YouTube totalmente dedicada às mamãs. A NOVA GENTE falou com a atriz e youtuber sobre este desafio e a gravidez, que foi uma autêntica surpresa.

Vem aí um rapaz! Como tem sido viver a primeira gravidez?

Tem sido ótimo, tenho tido uma gravidez muito tranquila e confortável.

Já se sente ansiosa para conhecer o bebé?

Não tenho qualquer ansiedade. Não sou uma pessoa naturalmente ansiosa. Cada coisa tem o seu tempo. Neste momento, quero estar saudável para o meu bebé desenvolver o seu corpo e ganhar o peso ideal para vir ao mundo.

Foi um filho planeado? Já pensa no próximo ou pretende ficar por aqui?

Queríamos muito ter um bebé, mas achávamos que eu só iria engravidar este ano. Foi uma ótima surpresa.

Como tem lidado com as mudanças do seu corpo?

Muito bem. Mas ter um marido que me elogia todos os dias também ajuda muito a que eu não estranhe tanto este novo corpo.

Que cuidados tem no que toca à alimentação e ao exercício? Teve de mudar muito as suas rotinas?

Mudei bastantes coisas na alimentação, porque não sou imune à toxoplasmose. Por isso, tenho especial atenção quando como fora de casa, evitando por completo alimentos crus e malcozinhados. Pode parecer fácil, mas vivemos na era do carpaccio, do tártaro e do braseado, é tudo cru (risos)! Dentro de casa tenho de higienizar quase tudo o que como. Mas, fora este «trabalho» extra, faço uma alimentação muito idêntica à que fazia antes. Quanto ao exercício físico, fiz a minha vida praticamente igual até aos quatro, cinco meses, porque quase não tinha barriga, mas agora confesso que fazer caminhadas é todo o meu exercício físico!

«O menino está a dar mais trabalho»

Já há nomes pensados para o menino? Foi difícil para a Sofia e para o David tomarem essa grande decisão?

Se fosse uma menina, já tínhamos escolhido há meses. Mas o menino está a dar mais trabalho. Vamos manter segredo para o caso de mudarmos de ideias até ao nascimento.

Qual é a melhor parte da gravidez? E a pior?

A melhor parte é sentir o meu bebé e vê-lo nas ecografias. Torna tudo tão real e faz tudo valer a pena. O mais chato é a questão alimentar. Teve de deixar para trás um papel da novela da CMTV, mas continua muito ativa.

Já tem projetos pensados para o futuro?

Esta personagem, que foi escrita para mim, era completamente incompatível com uma gravidez. Por isso, sair do projeto logo no início foi a decisão mais sensata. Mas como não gosto de estar parada, desafiei a Well’s para ser minha parceira neste projeto sobre a maternidade/paternidade, o Babyboom. Eles aceitaram e estamos a filmar há alguns meses. Estive também com uma rubrica de investigação na CMTV, que foi muito desafiante e me fez sair muitas vezes da minha zona de conforto. Adorei o desafio proposto pelo Francisco Penim. Para um futuro próximo, tenho já trabalhos marcados, mas vou geri-los com a maternidade, que será a minha prioridade.

Se pudesse dar um conselho a todas as mamãs portuguesas, qual seria?

Todas nós temos mil dúvidas em relação à gravidez e à maternidade, é normal! E o ideal é ouvirmos e falarmos com os especialistas na área. Contudo, às vezes não há tempo para ir às aulas todas e às consultas e reuniões. Por isso, o melhor conselho que posso dar é que assistam aos episódios da série digital Babyboom, porque todas as semanas há vídeos com temas novos, abordados por uma enfermeira especialista em pré-natal! São um género de aulas pré- -parto, mas sem saírem de casa. Também podem ver as entrevistas que eu fiz a outras mães. Acho que é uma ótima forma de sentirmos que não estamos sozinhas nesta ou naquela situação. Para verem é só irem ao meu canal no YouTube, Sofia Arruda Oficial.

Texto: Mariana de Almeida; Fotos: Impala e reprodução Instagram

Siga a Nova Gente no Instagram