Nacional
Sofia Aparício

«Ela fez com que os pretos deixassem de ser os empregados e os homens das obras nas novelas»

Dom, 14/04/2019 - 19:40

O site da Nova Gente esteve à conversa com Sofia Aparício, antes da atriz embarcar para a Tunísia onde vai estar em gravações para a nova novela da TVI, A Prisioneira. Sofia falou-nos sobre a sua personagem, Leila.

Sofia Aparício nunca foi à Tunísia, mas teve a oportunidade de o fazer agora com a sua personagem Leila, na nova novela da TVI, A Prisioneira. Este sábado, dia 13 de abril, a atriz foi em gravações para a Tunísia e o site da Nova Gente encontrou-a antes de embarcar «muito entusiasmada». 

«Eu adoro o deserto. A primeira sensação que tive quando fui a primeira vez ao deserto foi uma sensação tão...aquilo é tão grande e massivo. Adoro mesmo e gosto muito de lá dormir», conta. A atriz tem a sensação de que as pessoas vão ficar impressionadas «no bom sentido» com a nova novela da TVI. «É completamente diferente e as novelas da Maria João Mira têm muito isso», afirma.

Sofia Aparício sobre a nova novela

«Ela (Maria João Mira) fez com que os pretos deixassem de ser os empregados e os homens das obras nas novelas. Ela conseguiu desmistificar um bocadinho isso. Era um grande disparate isso. Relativamente aos muçulmanos espero que também contribua para as pessoas terem vistas mais largas», desabafa Sofia Aparício

A personagem que vai interpretar é uma muçulmana, chamada Leila. Vem de uma família tradicional e na rua anda de burca. «Fui compreendendo certas coisas nesta religião. O nosso pudor obriga-nos a andar tapadas até ao pescoço, não vamos de mamas à mostra para a rua. O delas é tapar o cabelo», diz.

«Senti-me invisível, pela primeira vez»

Questionada sobre se lhe fazia confusão andar de burca, Sofia Aparício foi muito direta. «Confusão? Opa a mim ninguém me obriga a nada. Ninguém manda em mim, mas ao mesmo tempo, as primeiras vezes que fui à Mesquita eu saía do carro e metia logo o véu, e, nesse momento, tornava-me logo invisível. Eu nunca fui invisível, eu sou grande e senti-me invisível pela primeira vez. Foi uma sensação muito boa», revela.

Na mala de viagem, Sofia leva o básico. Muito prática, leva «dois calções, vestidos e saias», termina.

Texto: Redação WIN - Conteúdos Digitais; Fotos: Paula Alveno

Siga a Nova Gente no Instagram