Nacional
Sofia Aparício

Acusa diretor de assédio sexual: "Dei-lhe uma estalada"

Ter, 11/05/2021 - 21:40

Sofia Aparício alega ter sido alvo de assédio sexual por duas vezes. A modelo e atriz conta tudo o que terá acontecido e diz que necessitou recorrer à violência nos dois casos.

Sofia Aparício alega ter sido vítima de assédio sexual não por uma, mas sim por duas vezes. Em entrevista, a modelo e atriz, de 51 anos, conta como tudo terá acontecido e que necessitou recorrer à violência nos dois casos. 

"Aconteceu com um homem que tinha hierarquicamente mais poder, era diretor de um projeto de que eu fazia parte, agarrou-me pela cintura e puxou-me para ele. Dei-lhe uma estalada", afirma, em declarações ao Expresso, prosseguindo com o segundo caso, desta feita "no estrangeiro": "Outro homem com muito poder tentou agarrar-me, sem a minha permissão. Tinha apenas 17 anos. Levou com outro estalo."

Sofia Aparício, que pode ser vista na novela "Bem Me Quer", da TVI, assume que, se as investidas sobre ela acontecessem agora, a sua postura seria outra. "Resolvi esses assuntos à estalada mas, se fosse hoje, teria denunciado, feito queixa", garante. 

Sofia Aparício foi alvo de assédio aos 13 anos: "Sentia-me suja e culpada"

Com um longo percurso de sucesso no mundo da moda, passando, mais tarde, para o universo da representação, a Madalena da novela "Bem Me Quer" recorda ainda o assédio que sofreu no início da adolescência. Tinha, na altura, apenas 13 anos. "Por diversas vezes, no metro, à hora de ponta, alguns homens apalparam-me até ao infinito", conta, lamentando que "não sabia lidar" com as situações, que a faziam sentir-se "suja e culpada".

Aliás, Sofia Aparício afirma mesmo que "qualquer mulher nesta sociedade machista, seja alta, magra, gorda, feia, bonita, já passou por uma situação de assédio". "Porque ainda há um sentimento e sensação de domínio sobre todas nós. Um homem em situação de poder, capaz de assediar, fá-lo numa fábrica, num escritório de advogados, em qualquer lado. Tem de acabar esta sensação de impunidade e de poder destes agressores", defende.

Débora Monteiro também diz ter sido alvo de assédio sexual

Também em entrevista ao mesmo semanário, a colega de profissão Débora Monteiro alega ter sido vítima do mesmo crime. No seu caso, a atriz afirma que um superior hierárquico fez investidas sobre ela e que, com as negas dadas, passou a ser alvo de humilhação nos bastidores de uma produção televisiva. A sua história era, alegadamente, do conhecimento de outros, que nada fizeram para travar o sucedido.

Saiba tudo sobre o caso de assédio sexual denunciado por Débora Monteiro aqui.

Nos últimos meses, várias figuras públicas vieram alegar ter sido vítimas de assédio sexual. As denúncias começaram a multiplicar-se depois de Sofia Arruda ter contado o seu caso a Daniel Oliveira, no programa da SIC “Alta Definição”. Desde então, Barbara Guevara, Carolina Deslandes e Catarina Furtado, entre outras mulheres, falaram abertamente sobre os seus casos.

Texto: Dúlio Silva; Fotos:  reprodução redes sociais

Siga a Nova Gente no Instagram