Nacional
Sara Matos

Revela medo sobre reação do cão ao bebé e médica dá conselhos valiosos (Vídeo)

Sáb, 03/07/2021 - 21:10

Sara Matos fez um direto com a pediatra Joana Martins e falou de alguns dos seus maiores medos: a reação de Góji à chegada do bebé a casa, o choro do filho e se este pode dormir na cama dos pais.

Sara Matos, que já está no terceiro trimestre de gravidez, esclareceu algumas dúvidas que tinha em relação ao bebé, numa conversa com a pediatra Joana Martins, que foi transmitida em direto no Instagram de uma conhecida marca de roupa e produtos infantis. A atriz abordou alguns dos seus maiores receios sobre a chegada do primeiro filho, fruto da relação com Pedro Teixeira, nomeadamente a reação do cão à chegada do novo membro da família, ao choro da criança e se esta pode ou não dormir na cama dos pais.

“Esta gravidez não aconteceu por acidente. Era uma coisa que eu já queria há muito tempo. Quer dizer, não estava à espera que acontecesse logo, mas já queria há algum tempo e já falava sobre isso. Portanto, é uma gravidez desejada e quando isso acontece a mulher já está preparada”, começou por dizer. “Quando descobri, já estava de dois meses e qualquer coisa, e confesso que foi um bocadinho desafiante no sentido em que tive alguns enjoos”, contou, revelando que as náuseas podem ter sido uma reação à fase profissional que estava a viver: “Eu estava a meio de um projeto.Estava um bocadinho sob pressão”.

Sara Matos contou ainda que os enjoos passaram logo após as 12 semanas de gestação e que agora tudo está a correr “lindamente”. No entanto, confessa que, de vez em quando, lhe surgem algumas dúvidas, normais numa pré-mamã. “Há vários desafios no dia-a-dia. Às vezes sentimos dores e às vezes são só gases, mas nós não sabemos o que é e ficamos ‘ai, meu deus, mas que dor é esta? Será que são contrações?’”, contou, bem disposta. 

Como preparar um cão para a chegada de um bebé

A seguir, nesta conversa com a pediatra Joana Martins, falou-se naquele que é conhecido como o quarto trimestre - os primeiros três meses do bebé depois do nascimento – e Sara Matos revelou que um dos seus maiores receios é a reação do cão, Góji. A especialista deu-lhe, então, vários conselhos úteis. Um deles, é que comece já a pôr vídeos no Youtube com bebés a chorar para o cão se ir habituando a este barulho. Outro: quando escolher os produtos de limpeza para o bebé, espalhá-los um pouco pela casa, inclusive com compressas na cama do Góji. E ainda: nos dias em que Sara estiver na maternidade, Pedro Teixeira deverá levar para casa algumas peças de roupa já usadas pelo bebé para o pequeno Jack Russel se ir habituando ao cheiro de um novo elemento. 

Uma vez que a Sara é a dona do cão e a pessoa que este mais respeita, o regresso a casa depois do parto também é muito importante. De acordo com a especialista, Sara deverá entrar primeiro e sem o bebé, “para cumprimentar o cão e estar com ele”. Assim que Góji acalmar, deve ser premiado com um biscoito. Só depois é que a atriz deve ir buscar o bebé e entrar com ele ao colo, dando os pézinhos do menino para o cão cheirar. 

Sara ouviu todos os conselhos de Joana Martins e agradeceu a preciosa ajuda. “Há um mês, pensei ‘temos aqui um problema com o Góji’, porque ele é um cão… ele não pára, está sempre a correr. Ele é querido, dá-se bem com os cães todos, mas é muito ciumento. Quando alguém se aproxima de mim, ele começa logo a ladrar e a impor respeito”, contou.

Bebés na cama dos pais

Sobre outros receios relativos à chegada do bebé, Sara Matos revelou: “Não tenho medo de não sentir aquela coisa do cupido, não tenho medo de não dormir. Tenho medo de não saber o que ele quer. Há coisa pior do que sentir que não estamos a conseguir corresponder perante as necessidades de um recém-nascido?”. A seguir, a atriz e a pediatra falaram sobre se o bebé pode ou não dormir na cama dos pais, com a especialista a revelar que 72 por cento dos casais sente necessidade de levar o filho para a cama. 

Apesar de ser a favor que isto aconteça, Joana Martins deixou alguns alertas: “Se os pais forem fumadores, nem que seja apenas um deles, o bebé não pode estar na cama dos pais; se os pais forem obesos, também não pode acontecer pelo risco de mobilização e esmagamento; se tomarem alguma droga ou medicação que possa interferir com o estado de consciência, os bebés também não podem partilhar a cama com os pais. Fora isto, os bebés podem ir para a cama, mas atenção: a cama tem de estar encostada à parede. O bebé nunca pode ficar entre os dois adultos e nunca pode partilhar a roupa de cama com os adultos. Ou seja, o bebé tem de ficar por cima da roupa de cama, protegido com um saco de dormir”.

 

Veja o vídeo completo:

 

 

Texto: Patrícia Correia Branco; Fotos: Reprodução redes sociais

Siga a Nova Gente no Instagram