Nacional
Sara Matos

Atriz confessa: «Gostava de ser mãe, mas não sei quando»

Dom, 21/06/2020 - 12:15

Sara Matos conta como viveu estes últimos dois meses de quarentena, fala das perspetivas para o futuro, do desejo da maternidade e... revela o seu principal defeito

Atualmente a dar vida à cantora Elsa Santinho, na novela da SIC Terra Brava, Sara Matos conversou com a NOVA GENTE. A atriz, de 30 anos, recorda ainda os episódios caricatos que aconteceram em cena e explica como viveu estes dois meses em quarentena ao lado do namorado, Pedro Teixeira. Interpreta Elsa Santinho, em Terra Brava.

Como tem sido dar vida a esta personagem?

Tem sido espetacular! É a primeira vez que estou a fazer uma personagem cómica em televisão e sem dúvida que me abre espaço para fazer outro tipo de registo, que até agora só tinha feito em cinema.

Que episódios caricatos lhe aconteceram em cena com esta personagem?

Vários... Para já, a maior parte das vezes em que estamos a gravar desmanchamo-nos a rir. Nos ensaios, é certo: rimo-nos sempre! Quando começam as gravações, às vezes, lá conseguimos conter-nos, mas é difícil, porque as personagens têm mesmo muita graça. Depois, também acontece voarem coisas nos cenários, porque a Elsa, às vezes, irrita-se e atira coisas que batem em sítios que não era suposto... Estamos sempre nestes momentos de diversão.

Qual a reação que mais a marcou no que respeita às abordagens do público, na rua ou através das redes sociais, a propósito desta sua personagem?

A própria novela tem um registo cómico, as pessoas gostam muito de cantar as canções da Elsa, mas, até agora, ainda não tive nenhuma reação inesperada.

«Faço um esforço para viver muito no presente»

Com a pandemia da Covid-19 as gravações da novela foram interrompidas abruptamente. Como é que viu toda essa fase inicial?

Ninguém sabia o que ia seguir-se, porque isto nunca tinha acontecido. Acho que tomámos as medidas certas ao suspender as gravações e agora, com tudo a acalmar e com as medidas certas, vamos retomá-las, felizmente. É inevitável perguntar-lhe como tem vivido estes dois meses de quarentena.

Acredita que tudo voltará ao normal ou o Mundo nunca mais voltará a ser o mesmo? Qual a sua perspetiva?

Faço um esforço para viver muito no presente. A minha perspetiva é que temos de ter calma e serenidade, de dia para dia, e é isso que vai ajudar a sentirmo-nos plenos e com capacidade para encarar o que possa vir no futuro. Não tenho grandes perspetivas, vou vivendo o dia-a-dia com calma.

Nestes dois meses tem feito fotos e vídeos muito divertidos, que mostra nas redes sociais. Por que razão faz questão de partilhar esses momentos mais privados com os seus fãs?

Vou partilhando de maneira intuitiva e conforme me apetece. Não é uma coisa pensada, é uma coisa sentida. Obviamente que, estando em casa, também tenho mais tempo para partilhar mais situações com os meus fãs.

Atualmente, está com 30 anos. Já pensa em ter filhos ou isso ainda é uma visão distante na sua vida?

Penso que, um dia, gostava de ser mãe, mas não sei quando.

Texto: Levi Filipe Marques; Fotos: Impala e reprodução Instagram

Siga a Nova Gente no Instagram