Nacional
Santiago Lagoa

“Falta de respeito” leva programa da TVI a receber queixa. Ex-apresentador pediu desculpa

Qua, 01/02/2023 - 21:40

Antes de ser despedido da TVI, Santiago Lagoá foi acusado de “falta de respeito e ética” durante uma emissão do “Somos Portugal”. Os convidados reagiram negativamente e até houve um telespetador que fez queixa. Saiba mais detalhes.

O programa “Somos Portugal”, da TVI, recebeu uma queixa na ERC – Entidade Reguladora para a Comunicação Social – referente à emissão de 10 de julho de 2022. Segundo o espetador da estação de Queluz de Baixo, “dois repórteres (…) humilharam um grupo coral gozando e, inclusive, dizendo que estavam desafinados”, referindo-se ao grupo coral Amigos do Rosário, noticia a TV Guia. 

O grupo de apresentadores que esteve ao comando do “Somos Portugal” nesse dia foram Fanny Rodrigues, Mónica Jardim, Santiago Lagoá e, Gonçalo Quinaz como convidado. Contudo, a revolta ‘recaiu’ sobre as declarações proferidas pelo comunicador que foi recentemente despedido de Queluz de Baixo. “O Grupo Coral devia ser um bocado mais afinado, mas também não está mau”, disse Santiago Lagoá, que se encontrava sentado ao pé de Mónica Jardim. Esta última, por sua vez, cantarolava o cante alentejano, mas com uma versão diferente, e ainda se queixou do calor que se fazia sentir em Almodôvar, no distrito de Beja, onde decorria o programa.

Todavia, nesse mesmo dia, o grupo coral recorreu às redes sociais para manifestar a sua indignação pela forma como foi tratado pelo canal. “É lamentável. Fomos convidados a participar no programa ‘Somos Portugal’, da TVI, para uma atuação ao vivo e em direto. Ficamos tristes pela falta de respeito e ética. A forma como o cante alentejano e o nosso grupo foi tratado por este canal é lamentável. No decorrer da moda ‘andei a guardar o gado’, cortam para trazer troça de alguém. Estamos muito tristes pela atitude. Assim será muito difícil dignificar o cante alentejano. Assim não conseguimos elevar esta tradição oral, distinguida pela UNESCO como património mundial, cultural imaterial da Humanidade. Pedimos respeito pelos grupos de cante alentejano e pelas suas manifestações de carinho a parabeniza-nos pela atuação que nos deixaram fazer. Viva o cante alentejano! Viva o Alentejo! (Estávamos cantando bem?)”, pode ler-se. 

Perante a reação pejorativa dos convidados de “Somos Portugal”, Santiago Lagoá fez um pedido de desculpas público na caixa de comentários da referida publicação. “Entendo perfeitamente a vossa revolta e, desde já, com todo o respeito que o vosso grupo merece, apresento as minhas sinceras desculpas. Nunca foi minha intenção denegrir a vossa arte, embora assim possa parecer. Em momento algum me iria referir de forma mal-intencionada, nem é esse o registo que me carateriza. Todas as artes devem ser elevadas e acarinhadas, em especial quando estão numa plataforma que as permite chegar a todo o País. A minha referência, embora infeliz, confesso, era dirigida à minha colega e não ao vosso grupo, nunca o faria. Faltou-me o conhecimento, que quando falava, o vosso grupo ainda atuava, algo que não sabia. Entendo que vos tenha parecido algo diferente e resta-me apenas deixar aqui um sentido pedido e desculpas, desejando também que mantenham vivas as vossas tradições que muito engrandecem a cultura do nosso País e que eu muito admiro. Um grande bem-haja”, lamentou o apresentador. (Percorra a fotogaleria e veja os comentários). 

Polémica saída de Santiago Lagoá da TVI 

Santiago Lagoá foi afastado do programa “Somos Portugal” e da TVI. A revelação foi feita pelo próprio através das redes sociais no passado dia 17 de janeiro. “Infelizmente, foi-me comunicado hoje que não faço mais parte da equipa. É uma notícia triste que chega a poucas semanas de completar seis anos de programa”, anunciou na altura. Posteriormente, Cristina Ferreiro afirmou em direto no “Goucha” que o comunicador não “saía da TVI”. “Todos nós temos caminhos que às vezes precisam de ser mudados. (…) Nós todos na TVI decidimos que é preciso mudar alguma coisa”, disse e complementou: “O Santiago e o Ben deixam de ter uma presença física enquanto apresentadores”. Mas a polémica não se ficou por aqui. 

Depois, Santiago Lagoá fez um novo desabafo e desmentiu a antiga ‘patroa’: “Muito se tem dito, muito se tem escrito, e de repente parece haver a dúvida de se eu saí apenas do Somos Portugal ou da estação. Não era minha intenção falar muito mais deste assunto, mas quero que saibam por mim e sinto que vos devo isso. A verdade é que fui dispensado do programa e da TVI”. Continue a ler aqui. 

Texto: Carolina Sousa; Fotos: Redes Sociais 

 

Siga a Nova Gente no Instagram