Saúde e Beleza
Saiba Tudo

Disfunção Eréctil

Qua, 24/03/2010 - 17:10

Estima-se que 152 milhões de homens em todo o mundo sofram de disfunção eréctil. Mas está longe de ser um problema que afecta apenas o homem...

No início do século XX os transtornos sexuais eram simplesmente ignorados, na década de 40 considerados uma evolução normal e na década de 50 os sentimentos  eram a principal e única causa. Agora, no século XXI, o tema não é tabu (sendo este um quadro clínico bem mais frequente do que se pensava) e o estigma e a vergonha continuam a fazer sombra aos afectados.

Tomé Lopes, Director do Serviço de Urologia do Hospital Santa Maria e Presidente da Associação Portuguesa de Urologia levanta o véu e tira-lhe as dúvidas sobre a disfunção eréctil, que se estima afecte 500 mil homens em Portugal.
Todas as idades
Embora a maioria das pessoas pense que a disfunção é uma consequência da idade, a verdade é que esta pode aumentar, mas não é a causa. Afecta um em cada 10 portugueses depois dos 50 anos, mas “todas as faixas etárias são afectadas por este problema, apesar de mais comum em idade mais avançadas”.
Viver na angústia
Na nossa cultura a disfunção eréctil está muito associada à virilidade, pelo que não é de estranhar que o homem que vive esta doença, sinta uma ameaça à sua masculinidade e viva na ansiedade e angustia. “A depressão é um estado clínico muito comum já que a auto-estima se vai abaixo e muitos homens sentem a sua masculinidade afectada”.
Stress inimigo
Situações de stress intensas levam o organismo a produzir certo tipo de substâncias, como a adrenalina, apontada como uma grande inibidora sexual.  “É um dos inimigos  do desempenho sexual para além de fazer mal à saúde”
Álcool afecta
A maioria das pessoas pensa que uma boa dose melhora a prestação sexual, mas a realidade é que o álcool é um depressivo. “Em excesso pode afectar o desempenho sexual”. Corte nas bebidas alcoólicas e verá as melhorias.
Medicamentos perigosos
25% dos casos de disfunção são causados por medicamentos usados para tratar outros problemas de saúde. “Se pensarmos em doenças cardiovasculares, por exemplo, no tratamento da hipertensão os medicamentos causam disfunção. Trata-se de uma coisa e surge outra tratada posteriormente”.
Factores de risco
Tem vários factores de risco associados sendo por norma provocada por outros problemas de saúde, medicamentos ou hábitos que interferem no fluxo do sangue. “A obesidade, hábitos de vida sedentários, o tabaco, as doenças cardiovasculares e a diabetes são os grandes factores de risco”.


Papel do diálogo

Com o passar do tempo, o problema pode agravar-se levando ao afastamento do casal, até ao ponto de não existir contacto sexual. Neste momento inicia-se o ciclo de ansiedade e a relação está em crise. Aqui a atitude da parceira  é fulcral já que “se trata de um problema do casal”.
Pedir ajuda
Embora haja mais procura de ajuda por parte dos doentes, na maioria das vezes a tendência é para silenciar o problema, mas é importante que se saiba que “não se deve demorar muito tempo a pedir ajuda porque há solução para o problema. E se não se falar não há solução possível”.

Há solução
Graças à evolução médica contínua não é possível curar, mas é possível tratar com êxito quase todos os tipos de disfunção sexual:
Tratamento oral: Para além de eficazes permitem recuperar a naturalidade. “De fácil toma têm uma taxa de sucesso entre os 70 e 80%.”
Tratamento por injecção:  Antes da relação “o homem injecta-se no pénis
Tratamento com recurso a um aparelho: Durante a relação “Coloca-se um aparelho a pilhas em cima do pénis e através do efeito de vácuo há erecção”.
Tratamento por cirurgia: utilizada em última instância consiste “na colocação de uma prótese peniana”

O que é?

Também conhecida como impotência sexual, disfunção eréctil é o nome que se dá à incapacidade de manter uma erecção adequada para uma relação sexual.
Ocorre com que frequência?
Mais de 152 milhões de homens em todo o Mundo sofrem deste problema.
Como sei se tenho?
Pode recorrer a um médico que lhe fará uma entrevista preliminar, para saber o seu historial, assim como um exame físico completo.

Tipos Disfunções sexuais
Ejaculatória
Perturbação do momento ou da quantidade de emissão do esperma. Pode ser prematura, retardada ou anejaculação (ausência total de ejaculação).
Orgásmica
Diminuição ou ausência de orgasmo. No entanto, a ausência não é muito comum.
Eréctil
Incapacidade de obter erecção, significa o mesmo que impotência sexual.

3 tipos...
Leve: A capacidade está levemente afectada, pelo que que o homem nem sempre consegue a erecção.
Moderada: O homem pode relatar rara satisfação no seu desempenho sexual.
Grave: A satisfação sexual é quase nula.
 

Siga a Nova Gente no Instagram