Saúde e Beleza
Saiba Os Poderes

Aleitamento Materno

Qui, 22/04/2010 - 17:21

A Organização Mundial de Saúde defende o aleitamento materno
em primeira instância, até aos seis meses de idade. Saiba porquê...

Os benefícios do aleitamento materno até aos seis meses estão comprovados cientificamente, por terem um impacto positivo na saúde da criança a longo prazo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) têm vindo a alertar neste sentido com várias campanhas mundiais para esta prática milenar com reconhecidas vantagens cognitivas, nutricionais e imunológicas. Helena Saraiva, enfermeira no Hospital D. Estefânia, dá-lhe algumas dicas sobre este assunto.

Amamentar ou não?
Os benefícios estão comprovados cientificamente e recomendados pela OMS. “O leite materno é o melhor que uma mãe pode dar ao seu filho, por se tratar de um bem completo, com uma composição proteica ajustada às necessidades do bebé.”

Até quando?
A OMS defende o aleitamento até aos seis meses de idade, mas não há nada que impeça um prolongamento deste período. “Até aos dois anos é o ideal. É claro que a maioria das mães só o faz até aos seis meses, ou porque não tem mais leite, ou porque tem de ir trabalhar. O importante é que o façam pelo maior período de tempo que conseguirem”.

Inúmeras vantagens
De acordo com vários estudos, as crianças alimentadas com leite materno demonstraram ter menos infecções respiratórias ou intestinais, além dos múltiplos benefícios a longo prazo. “O leite materno tem capacidades invulgares na prevenção de diversas doenças. Além disso, é mais económico para os pais, que não precisam de gastar dinheiro em biberões.”

Frequência das tomas?
Quem manda é o bebé, já que não existe uma hora específica para amamentar. “A amamentação não é de ‘x em x’ tempo. Depende do organismo de cada bebé. Há uns que têm mais fome e outros que têm menos fome. Funciona em regime livre. No entanto, as mães devem certificar-se que o filho se alimenta pelo menos oito a 12 vezes, em 24 horas. E nunca esquecer de ir alternando as mamas, porque a composição do leite é diferente no início e no fim da mamada: no princípio tem mais proteínas e açúcares e no fim tem mais gorduras. Os dois são importantes!”

Posições para amamentar
É fundamental que a mãe se sinta relaxada enquanto está a dar de mamar e pode fazê-lo de três formas:
Sentada: Sendo a mais comum, a mãe encontra-se sentada com as costas bem assentes e coloca o bebé contra a sua barriga;
Recostada: O bebé coloca a cabeça em frente à mãe, com o corpo debaixo do braço e as pernas para trás;
Deitada: Mãe e bebé ficam deitados de lado e um em frente ao outro na cama. Ideal durante os primeiros dias de vida.

Livro tira dúvidas
“As pessoas têm de perceber que o aleitamento materno é fundamental para o desenvolvimento do bebé. ”
Helena Paiva, in Aleitamento materno, promoção & manutenção

Siga a Nova Gente no Instagram