nacional
Ruy De Carvalho

“Quando eu morrer, não façam de mim um herói"

Sáb, 04/02/2023 - 18:00

Ruy de Carvalho tornou-se o ator mais velho do Mundo em atividade.

Há som mais bonito do que as palmas?”, pergunta Ruy de Carvalho ao público. O ator, de 95 anos, e que em março completa 96, sobe ao palco com a peça Ruy A História de Vida, no Auditório do Taguspark, em Oeiras.

O texto é do genro, Paulo Coelho, e a encenação e a adaptação de Paulo Sousa Costa. Recentemente, tornou-se o ator mais velho do Mundo em atividade, um facto que, em muito, contribui para as muitas e deliciosas histórias que vão sendo contadas ao longo de pouco mais de uma hora. Em palco, o ator conta com Luís Pacheco, que vai guiando a conversa. Memórias de trabalho e afetos que vão fazendo rir e encantar quem as escuta. A mulher, Ruth, que partiu há 15 anos, é uma delas. “Continua sempre presente no meu coração”, conta o ator. “Quando eu morrer, não façam de mim um herói, porque eu fui apenas um cavaleiro andante, um D. Quixote. Se o País me recordar com saudade, parto satisfeito”, confessa o ator, que “adorava ter sido palhaço”.

“Vivam a vida intensamente. Vivam-na com alegria, porque a morte é certa”, reage o ator a uma das perguntas que foram feitas pelo público. “Foi uma noite muito bonita. Venham ver, porque todos os dias podem haver surpresas”, convida Ruy de Carvalho. 

Texto: Célia Esteves Fotos: Zito Colaço

Siga a Nova Gente no Instagram