Nacional
Rui Pedro Braz

As revelações inéditas sobre a família de Jorge Jesus: «Vestiu preto durante oito anos depois da morte da mãe»

Seg, 09/12/2019 - 21:20

Rui Pedro Braz é o autor do livro mais falado do momento. A obra Mister Jesus – 30 Anos de uma Carreira Ímpar promete arrebatar Brasil e Portugal e, dias antes de chegar às bancas, a Nova Gente apresenta-lhe uma entrevista com o escritor.

Mister Jesus - 30 Anos de uma Carreira Ímpar é a obra mais falada do momento e promete arrebatar Portugal e o Brasil. É da autoria de Rui Pedro Braz e retrata a vida, o esforço e a carreira de Jorge Jesus. Dias antes de chegar às bancas, a Nova Gente apresenta-lhe uma entrevista com o escritor.

Rui Pedro Braz resumiu os 30 anos de carreira e os 65 de vida de Jorge Jesus em cerca de 300 páginas, situação que considera difícil porque «existem muitas histórias para contar». O autor desta obra admite ser um admirador do homem, o treinador, o pai de família e o filho que existem em Jesus. Como tal, é lhe difícil escolher a história que mais o emocionou, apesar de existir uma que nunca vai esquecer. 

«Aquilo que mais me tocou de todas as histórias que eu conto no livro foi, eventualmente, a história em que o mister Jesus revela que com 13 anos estava a ver a final da Taça de Portugal com o seu avô e que este se sentiu mal e morreu ao seu lado», começa por afirmar Rui Pedro. «Desde então, a final da Taça de Portugal assumiu um peso muito grande na vida de Jorge Jesus. Esta é uma história que é bem demonstrativa daquilo que Jorge Jesus transporta consigo.»

Oito anos de luto pela mãe

De modo a mostrar como Jorge Jesus é um homem bastante ligado à família, Rui Pedro Braz recorda os oito anos em que o técnico fez luto pela progenitora. «Jorge Jesus vestiu única e exclusivamente preto durante oito anos depois da morte da mãe. Ele era muito ligado à D. Maria Elisa, a matriarca da família. Jorge Jesus ia para todo o lado sempre de preto porque fez luto pela mãe. É um homem de grandes valores familiares...tem sentimentos.»

Além destas histórias emocionantes, o autor revela ainda que uma das razões que fez Jorge Jesus ficar em Portugal durante quase toda a carreira foi o fato de não querer 'abandonar' o pai. «Jorge Jesus entendeu que não devia sair do país enquanto o seu pai fosse vivo. Ele nunca aceitou as propostas para ir para o estrangeiro...Jesus só rumou ao estrangeiro em 2018, um ano após a morte do progenitor.»

Assista aqui à entrevista completa:

 

Quem é Rui Pedro Braz, biógrafo de Jorge Jesus?

Licenciado em Comunicação Social e Mestre em Comunicação e Liderança, Rui Pedro Braz, biógrafo de Jorge Jesus, tem MBA em Gestão de Desporto e é, desde 2009, analista e comentador desportivo em Portugal há mais de dez anos. protagoniza vários formatos televisivos líderes de audiência da TVI e na TVI24 e, ao longo de mais de três mil programas de TV, teve sempre o trabalho de Mister Jesus como tema muito presente.

Braz acompanhou sempre de perto a carreira de JJ – dando-se a coincidência de o biografado ter subido ao grande palco do Futebol, o Sport Lisboa e Benfica, transferido do Sporting Clube de Braga, também em 2009. Esse acompanhamento resultou num «respeito mútuo» que leva, agora, à publicação da obra. Conhecedor profundo da carreira do Mister, Rui Pedro Braz apresenta em Mister Jesus – 30

Anos de uma Carreira Ímpar um trabalho de detalhe, que permite entender as razões do sucesso do treinador português em Terras de Vera Cruz. Um documento que, a partir da análise de factos, mostra que nada neste Flamengo versão 2019 aconteceu por acaso.

O livro Mister Jesus – 30 Anos de uma Carreira Ímpar chega ao mercado brasileiro no dia 10 de dezembro e ao português três dias depois, sexta-feira, 13. 

Texto: Lurdes Matos com Inês Marques Fernandes; Fotos: Impala e Reprodução Instagram

 

Siga a Nova Gente no Instagram