No passado dia 28 de outubro, a vida de Rúben Amorim deu uma volta de 180º. Erik Ten Hag foi despedido do comando técnico do Manchester United, depois de um arranque de época desastroso, e o clube inglês demonstrou de imediato interesse em “roubar” aos leões o treinador, que é considerado por muitos como o verdadeiro herói do Sporting por ter devolvido ao clube os títulos e a ambição. Mas os red devils não hesitaram, nem mesmo quando o clube de Alvalade exigiu mais milhões para desbloquear o acordo, e contrataram o técnico português.
Aos 39 anos, Amorim prepara-se para fazer as malas e mudar-se para o Reino Unido já no próximo dia 11 de novembro. O ex-futebolista do Benfica assumiu, durante a conferência de Imprensa que deu depois do jogo do Sporting contra o Estrela da Amadora, que estava muito confortável no clube verde e branco e que tomar a decisão não foi fácil, principalmente porque não é só a sua vida que muda.
A família, que sempre foi mantida longe dos holofotes, também se vai mudar para Inglaterra, onde vai ter de enfrentar os olhares atentos dos britânicos e a pressão do campeonato inglês. Por lá, vai ser mais difícil manter a descrição pela qual Amorim sempre zelou, por querer proteger a mulher e os filhos da exposição pública. Mas o treinador não esconde que é um homem de família e que o apoio da mulher foi sempre fulcral para o sucesso da sua carreira profissional, por isso, nunca esteve em causa a mudança da família para o Reino Unido.
Leia ainda: O polémico 'romance' de Rúben Amorim com ex-concorrente da 'Casa dos Segredos'
Em 2013, Rúben Amorim trocou alianças com a designer de interiores Maria João Diogo, com quem tem dois filhos. O treinador é muito discreto no que toca à família, apesar desta ter estado sempre presente nos camarotes do Sporting, a apoiar o marido e pai. Com o técnico prestes a alterar a sua vida, há decisões difíceis a serem tomadas. Atualmente, a mulher de Rúben Amorim trabalha ao lado de uma das suas melhores amigas, Raquel Gomes, que é casada com o diretor desportivo do Sporting Hugo Viana que, curiosamente, também está prestes a mudar-se para Manchester, mas para o clube rival, Manchester City.
A vida e história de Rúben Amorim
O estúdio de decoração de ambas – chamado Dois Tons – tem vários clientes conhecidos e tem vindo a crescer nos últimos anos. Porém, com este novo desafio profissional do companheiro, Maria João Diogo terá de deixar o seu negócio para trás, uma vez que Amorim já confirmou que a família o vai acompanhar nesta nova aventura.
Pelo menos até ao final desta época desportiva, será Raquel a assumir o negócio. Depois disso, é uma incerteza, uma vez que esta também poderá deixar Portugal no verão de 2025, quando Viana termina o seu contrato com os leões. Rúben Amorim e Maria João têm dois filhos pequenos e a maior mudança será para eles. Os meninos vão conhecer um novo país, uma nova língua e ingressar numa nova escola.
Não se sabe se a mudança será imediata, ou se o treinador e a mulher vão esperar pelo Natal – ou pelo final do ano letivo – para fazer essa transição.
Leia este artigo na íntegra na sua NOVA GENTE desta semana. Já nas bancas.
Texto: Mafalda Mourão; Fotos: Impala.
Siga a Nova Gente no Instagram