Alexandra Lencastre mostrou-se profundamente abalada no funeral de Rogério Samora. Neste sábado, 18 de dezembro, a atriz marcou presença na Basílica da Estrela, em Lisboa, para o último adeus ao amigo e acabou por deixar a igreja de braço dado com Maria João Bastos, com as duas a ampararem-se uma à outra.
"Não podia deixar de vir. O Rogério é uma pessoa que fica na minha memória e no meu dia-a-dia", disse a diva da ficção nacional, de 56 anos, em declarações à NOVA GENTE.
No dia anterior, Alexandra Lencastre tinha sido uma das ausências mais notadas no velório de Rogério Samora. "Ela estava demasiado abalada e não conseguiu ir", contaram à nossa revista. Apesar disso, conseguiu estar presença na derradeira despedida ao amigo, que morreu, na passada quarta-feira, aos 62 anos, quase cinco meses depois de ter sofrido uma paragem cardiorrespiratória nas gravações de "Amor Amor".
O ator esteve internado no Hospital Amadora-Sintra até meados de outubro, altura em que foi transferido para a Unidade de Cuidados Continuados Integrados localizada na freguesia da Encarnação, concelho de Torres Vedras. Tinha voltado recentemente à primeira unidade de saúde, onde acabou por morrer.
Veja as imagens de Alexandra Lencastre consternada no funeral de Rogério Samora na nossa galeria.
Os altos e baixos da relação de Alexandra Lencastre e Rogério Samora
A relação de Alexandra Lencastre e Rogério Samora sofreu alguns sobressaltos nos últimos meses de vida do ator. Os dois iriam contracenar na novela da SIC, mais de uma década depois de os dois terem formado par romântico na novela da TVI “Fascínios”, e chegaram a ensaiar juntos. Contudo, a atriz acabou por afastar-se do projeto por motivos pessoais.
Na altura, o ator concedeu uma entrevista, mostrando-se "desiludido" com a amiga. “Fiquei surpreendido quando me disseram que ela, afinal, não faz a novela. Até porque nos ensaios, e antes, não houve conversas entre nós sobre isso. Isso, sim, mexeu comigo”, disse o ator à TV Guia. E prosseguiu, assumindo que não acreditava nos motivos aparentemente apresentados por Alexandra Lencastre: “Se assim for, quero desejar-lhe rápidas melhoras. Mas, para ser sincero, acho que ela não está doente. Agora, não tenho nada que ver com as decisões dos meus colegas. São livres de fazer o que quer que seja.”
Estas polémicas declarações levaram a filha mais velha da diva da ficção nacional a arrasar publicamente o ator. "O Rogério Samora é um grande sacana. Falta-lhe tanta empatia… Que desilusão”, atirou Margarida Bakker, numa mensagem publicada nas redes sociais.
Mais tarde, Alexandra Lencastre acabou mesmo por reforçar o elenco de "Amor Amor". Os dois chegaram mesmo a trabalhar juntos. "Cheguei a contracenar com o Rogério, felizmente. Abraçámo-nos muito. Foi como nos bons velhos tempos. Tínhamos uma grande afinidade e temos. Rezemos por ele", disse a atriz, à margem da cerimónia de entrega dos Globos de Ouro, já o ator estava a lutar pela vida.
Texto: Ana Filipe Silveira e Dúlio Silva; Fotos: Arquivo Impala, Helena Morais e reprodução redes sociais
Siga a Nova Gente no Instagram