Nacional
Rodrigo Guedes de Carvalho e a história do monte no Alentejo

«Não vou fazer nenhum programa de televisão lá»

Qua, 09/01/2019 - 12:46

O prometido é devido, mesmo no terceiro programa. Rodrigo Guedes de Carvalho foi um dos convidados de Cristina Ferreira n’O Programa da Cristina e não perdeu a oportunidade e mandar uma indireta a Manuel Luís Goucha

Rodrigo Guedes de Carvalho foi «desconstruído» n’O Programa da Cristina, tal como Cristina Ferreira tinha prometido no Jornal da Noite. O jornalista não esteve no programa primeiro, foi um dos convidados desta quarta-feira, 9 de janeiro. Durante a conversa, o pivô da SIC não perdeu a oportunidade de mandar uma indireta a Manuel Luís Goucha.

Em conversa com a nova cara da SIC, Rodrigo Guedes de Carvalho revela: «Tenho um monte no Alentejo». «Ah, também tens um monte no alentejo?», questiona a apresentadora. «Sim, tenho. Mas é pequenito e não vou fazer nenhum programa de televisão lá», atira o jornalista, fazendo as risadas da plateia.

«Nunca quis ser jornalista»

Na SIC desde 1991, Rodrigo Guedes de Carvalho confessa nunca ter pensado em abandonar a casa que o acolheu. «Sou mais antigo que Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha, o que é inacreditável», brinca. «Fizemos agora 26 anos de SIC. É irrepetível. Agora que vamos mudar de casa estamos a sentir isso, mas não é a mesma coisa. Eu acarretei tijolos, plantei árvores», conta, relembrado os primeiros tempos na estação de Carnaxide.

Sobre a postura séria que mantém e que lhe é caraterística, o romancista português esclarece: «sou dos jornalistas que mais arrisca, com o sarcasmo e ironia. Por isso, essa imagem não é justa. O que acontece é que eu sou jornalista, não sou apresentador de entretenimento. 80% da matéria com que lido merece-me seriedade».

Apesar de uma vida no jornalismo, o pivot da SIC revela que nunca soube bem o que queria ser. «Nunca quis ser jornalista. Primeiro quis ser músico, mas nunca soube bem. Por isso é que relativizei muito quando acompanhei a adolescência dos meus filhos», explica e acrescenta: «A minha primeira ideia foi ir para publicidade. Concorri a duas agências multinacionais que nunca responderam. Entretanto, abriu um curso de centro formação na RTP, em jornalismo. Dei nas vistas no curso e é um momento muito curioso. Começo lá a fazer toda a minha carreira com a Cândida Pinto».

«Estamos juntos há 24 anos»

Rodrigo Guedes de Carvalho não consegue dizer se é completamente realizado, mas assegura que é «muito agradecido». Casado com Teresa Dimas desde 2008, o casal mantém uma relação há 24 anos. «Estamos juntos há 24 anos, já não é brincadeira. Foi turbulento de início porque ambos éramos casados na altura e uma das promessas que fizemos foi não fazermos promessas», termina, assegurando que a relação continua «como no primeiro dia». 

Texto: Redação WIN – Conteúdos Digitais; Fotos: Impala e reprodução Instagram

Siga a Nova Gente no Instagram