Nacional Ver Video
Rodrigo Guedes De Carvalho

Deixa alerta viral sobre o coronavírus: «Não sabemos para onde vai, qual a dimensão do perigo que espreita»

Qui, 12/03/2020 - 09:04

Rodrigo Guedes de Carvalho deixa alerta aos portugueses por causa do coronavírus e pede ponderação e respeito pela pandemia.

 Rodrigo Guedes de Carvalho fez um alerta a pedir ponderação e respeito aos portugueses por causa do coronavírus que se tornou viral. O jornalista da SIC terminou o noticiário desta quinta-feira, 11 de março, dia em que a Organização Mundial de Saúde declarou o Covid-19 como uma pandemia, a pedir aos portugueses que entendam que «não sabemos a dimensão do perigo que nos espreita» e que, por isso, é preciso ter «uma atenção suplementar» e seguir as recomendações das autoridades.

«No dia em que foi oficialmente declarado a pandemia permita-me recordar que nesta fase estamos todos no mesmo barco. Não sabemos para onde vai, qual a dimensão do perigo que espreita. Em Portugal e até novas ordens podemos fazer a nossa vida, os nossos compromissos, as nossas compras sem açambarcar, mas com uma atenção suplementar: reduzirmos os nossos contactos físicos ao estritamente necessário, evitar aglomerações sempre que possível, manter uma higiene vigilante, respeitar o espaço dos outros», pediu. 

«É bom que os portugueses percebam que esta não é daquelas que se resolvem a pensar que 'isso só acontece aos outros'», terminou.

Várias figuras públicas fizeram questão de partilhar o vídeo da mensagem, como foi o caso do ator Miguel Costa e Rui Unas. A mensagem do jornalista conta já com milhares de visualizações e centenas de partilhas.

Como prevenir o contágio no Covid-19?

A prevenção é a melhor medida que podemos tomar para evitar o contágio por coronavírus. A Direção-Geral de Saúde (DGS) aconselha os portugueses a lavar as mãos constantemente. Durante pelo menos 20 segundos e com água e sabão. Ou, então, usar uma solução desinfetante com álcool. Deve lavar as mãos sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após o contacto direto com pessoas doentes.

Para evitar o contágio, numa altura em que já estão encontrados 61 casos de covid-19 em Portugal, a DGS aconselha ainda:

  • Usar lenços de papel (de utilização única) para se assoar;
  • Deitar os lenços usados num caixote do lixo e lavar as mãos de seguida;
  • Tossir ou espirrar para o braço com o cotovelo fletido, e não para as mãos;
  • Evitar tocar nos olhos, no nariz e na boca com as mãos sujas ou contaminadas com secreções respiratórias
  • Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória.

Os sinais e sintomas de coronavírus: 

Os sintomas de Covid-19 passam por infeção respiratória aguda como febre, tosse e dificuldade respiratória. Não está indicado o uso de máscara para proteção individual, excepto nas seguintes situações:

  • Pessoas com sintomas de infeção respiratória (tosse ou espirro); 
  • Suspeitos de infeção por COVID-19;
  • Pessoas que prestem cuidados a suspeitos de infeção por COVID-19.  

 

Texto: Ricardina Batista; Foto: D.R  

Siga a Nova Gente no Instagram