Nacional
Rita Pereira

Desaba em lágrimas com mensagem de irmã: "Fui a figura materna"

Sáb, 30/01/2021 - 20:10

Rita Pereira não conteve as lágrimas ao ouvir as palavras da irmã que interveio em direto no programa "Goucha". A atriz, na entrevista conduzida por Manuel Luís Goucha, abordou ainda outros temas da vida pessoal.

Durante a entrevista concedida a Manuel Luís Goucha, Rita Pereira foi surpreendida com uma mensagem da irmã, Joana. Ao ouvir as palavras que lhe foram dedicadas, a atriz da TVI não segurou as lágrimas. Na conversa conduzida pelo anfitrião do programa "Goucha", a intérprete não deixou nenhum tema por abordar: a infância, a sua relação com Guillaume Lalung, e do filho, Lonô

Joana Pereira entrou em direto na TVI com um vídeo recheado de amor para a irmã. Rita não queria acreditar quando viu e ouviu as palavras. "Diário das manas que foi feito para ti, em 2013, retrata tudo o que nós somos. Há certamente muita coisa que dizemos e com certeza tanta que fica por dizer, e com esta distância que a vida nos obrigou não podemos deixar de transmitir e partilhar enquanto irmãs, almas gémeas, protetoras e conselheiras que a vida nos tem feito viver e sentir.", começou por dizer.

"Diário de manas é uma obra prima dedicada à vida de Rita e Joana. Aqui poderemos registar tudo o que nos passar pela cabeça e pelo coração, os nossos sorrisos, inquietudes, desejos, atrofios, criticas, conselhos, raspanetes e mais... Podemos contar como foram passadas as semanas em que estamos longe, podemos inventar palavras novas para tentar descrever o inexplicável, enfim, tudo e tudo", disse Joana, para depois terminar: "Posso afirmar com certezas que este primeiro volume do nosso diário, entre muitos outros volumes que aparecerão, será obra prima de um amor real e muito verdadeiro que nasceu no dia em que abri os olhos e te vi.  Temos a vida toda, não é assim? Amo-te."

 

Vídeos de Rita Pereira e da irmã no Goucha:
 

 

Rita Pereira foi quase uma "mãe" para a irmã


Rita Pereira tinha, minutos antes, falado da relação forte que tem com a irmã. "Ela, juntamente com o Lonô, é o meu maior amor, é a pessoa que mais me irrita, muito mais do que o Gui, é a pessoa com quem eu mais me passo porque é a pessoa que eu mais amo. Ela a pessoa que me conhece a 200 por cento. Ela é mais nova seis anos e eu sou muito um bocadinho mãe dela", disse.

"Quando os meus pais se separaram, ela tinha seis anos e eu 12. Nós ficámos a viver com o meu pai e eu fui a presença materna... Atenção, estávamos todas as semanas com a minha mãe, mas, ao fim do dia, quem estava a dormir com ela era eu", disse, sublinhando: "Quando estávamos num jantar de família, se ela fazia alguma coisa incorreta, ela olhava era para mim".

Rita Pereira revelou também uma das 'partidas' que as duas costumam fazer aos pais. "Temos a mesma voz e, às vezes, quando não me apetece falar com o meu pai e estamos juntas, é ela que fala. Eles acreditam que sou eu, os meus pais não sabem identificar a nossa voz", conta, divertida, revelando um segredo das duas: "Às vezes, ela liga para os restaurantes e diz que fala a Rita Pereira e marca uma mesa para dois. Quando lá chega diz que a irmã não pode vir".

A atriz da TVI garante que tem muita sorte na educação exemplar que recebeu dos pais e orgulha-se da infância feliz que viveu. "Tenho muita sorte com os meus pais. Tive a infância perfeita e dos contos de fadas. Nunca fomos muito ricos, sempre vivemos tranquilos, se eu quisesse ter a boneca X não era possível, mas era tanto o amor...  O amor e educação que tive destes pais foi extraordinária. O meu pai e a minha mãe vêem-se muitas vezes em mim quando eu estou a ralhar com o Lonô ou quando estou a guiá-lo para um caminho", assumiu.

 
Rita Pereira e o amor com Guillaume Lalung


Rita Pereira e Gui, como é carinhosamente chamado, namoram há cerca de seis anos, e são a imagem de uma casal feliz. Mas a atriz desengana quem acredita que são o casal perfeito. Há discussões, mas ambos fazem questão de resolver as divergências assim que elas aparecem. "Às vezes, discutimos por questões parvas, como a hora a que o Lonô vai almoçar", ri-se.


A atriz recorda a altura e que conheceu o namorado. "O Gui nem sempre se identifica com os projetos em que estou inserida, ele não conhece ninguém, não sabe de onde vem aquele projeto, o que está para trás... Mas, no fim do dia, quando ele diz 'estiveste bem', é bom de ouvir. Quando o conheci, estava a fazer 'A Única Mulher' [novela em que dava vida a Luena, em 2015] , e chegar a casa às 21.00, olhar para a sala e ver que ele estava a ver a novela sem perceber uma única palavra em português, dando-me o feedback positivo e dizendo que gostava do que eu estava a fazer, claro que eu ficava feliz. Mas quando não gosta também diz", disse.

 
Exposição do filho, Lonô


Rita Pereira e Guillaume Lalung decidiram mostrar a cara do filho nas redes sociais, pela primeira vez, no final do ano passado e a atriz explica agora o motivo. "Decidimos em conjunto mostrar o Lonô. Víamos muitas vezes pessoas a tentar tirar-lhe fotos... Vivemos na geração das redes sociais, mais tarde ou mas cedo ele ia aparecer, não ia conseguir guardar o Lono só para nós durante 10 anos, porque ele já nasceu na era das redes sociais", explicou.

A seguir, a atriz contou a Manuel Luís Goucha que este segundo confinamento lhe está a custar mais do que o primeiro. "Está a ser muito mais difícil. No primeiro, eu não sabia ao que ia, achava que o final era próximo, e agora sabemos que ainda vai demorar. Sempre que ligamos a televisão e vemos cada vez mais casos e cada vez mais mortes, as ambulâncias à porta dos hospitais, isso mostra-nos que ainda vai demorar, ainda vamos ficar confinados mais tempo", disse, acrescentando que só tem saído de casa para trabalhar. 

 

Texto: Ana Lúcia Sousa; Fotos: Reprodução redes sociais

 

Siga a Nova Gente no Instagram