Nacional
Rita Ferro Rodrigues

Sobrinho estreia-se no programa da TVI e dá novidades sobre problema de saúde

Sex, 23/07/2021 - 21:10

Sobrinho de Rita Ferro Rodrigues, João Maria, que sofre de anorexia e depressão, estreou-se no programa das tardes da TVI e revelou a Manuel Luís Goucha como está o seu estado de saúde.

Manuel Luís Goucha prometeu e cumpriu. O sobrinho de Rita Ferro Rodrigues, João Maria, começou esta sexta-feira, 23 de julho, o seu primeiro dia no estágio do programa “Goucha”, da TVI, como operador de câmara. 

“Bem-vindo, João” é assim que o jovem, que sofre de anorexia e depressão, foi recebido pelo anfitrião do vespertino da estação de Queluz de Baixo. “O João está aqui porque começa hoje o seu estágio… ao longo das férias aqui estará e depois há que retomar os estudos e o curso que quer tirar”, começou por dizer Goucha, referindo-se ao facto do seu novo elemento da equipa querer fazer carreira em televisão e no cinema. 

No decorrer da conversa, o familiar da companheira de Rúben Vieira, mais conhecido por Ben, contou que a luta contra o transtorno alimentar e o distúrbio de saúde mental “é um processo muito longo”, mas já há evoluções à vista. “A consulta correu muito bem, os médicos disseram que estou a evoluir… é um processo muito longo, estou um pouco mais pesado e que não há motivos para me internar. Estou apto para continuar e para começar o meu estágio”, confessou João Maria. 

Veja aqui o vídeo das boas-vindas a João

 

 

João Maria na TVI depois de Rita Ferro Rodrigues ter avisado: "Não vale a pena convidarem"

Quando Rita Ferro Rodrigues partilhou, nas redes sociais, a história arrepiante do sobrinho, avisou: "Não vale a pena convidarem-no para programas de TV - explora - dor porque o único objetivo do João com esta minha partilha é falar de forma privada com doentes e famílias que partilhem a mesma dor". Dez dias depois, João Maria esteve à conversa com Manuel Luís Goucha.

O apresentador do vespertino do canal de Queluz de Baixo anunciou que iria receber em estúdio um jovem "apaixonado por televisão e cinema" que quer "ajudar outros jovens que possam estar a passar pelo mesmo: anorexia e depressão". No Instagram, João confirmou: "Em entrevista esta segunda-feira. Às 16h00".

Curiosamente, Rita Ferro Rodrigues eliminou do post original o aviso que tinha feito aos canais que transmitem e às produtoras que realizam formatos de entretenimento.

Aliás, João Maria não é um estranho no canal de Queluz de Baixo, tendo já trabalhado em vários projetos do canal.

O relato impressionante do sobrinho de Rita Ferro Rodrigues

Foi João Maria quem expôs o seu problema de saúde. "Há sensivelmente um ano comecei a ter problemas com a comida. Comecei a reduzir tudo o que não era saudável com o objetivo de alcançar tudo o que na minha mente seria a melhor forma física", começou por contar. 

O jovem revelou que, numa primeira fase, começou por 'cortar' doces e fast-food, mas que depressa a perda de peso se tornou numa obsessão: "Tinha 73 quilos, baixei para os 70, 69... 67... 65... 62... E nesse momento já teriam passado seis meses em que me teria fechado em casa, sem falar com ninguém. A deixar para trás todas as pessoas que me amam e adoram". O jovem achava que 60 quilos era o peso ideal e revelou que o corpo começou a mudar: "Os meus ossos a sobressair e a minha família sem saber o que fazer, porque eu nunca deixei que me ajudassem".

Leia tudo aqui

Texto: Carolina Sousa e Ana Filipe Silveira ; Fotos: Redes Sociais 

Siga a Nova Gente no Instagram