Saúde e Beleza
Resoluções De Ano Novo

Quer um 2011 perfeito?

Qui, 06/01/2011 - 16:46

Este pode ser um ano cheio de saúde. Mas para mudar não basta prometer,
é preciso fazer! Veja as nossas dicas...

Uma das melhores formas de conseguir fazer o que prometeu para 2011 é escrever o que quer mudar. À medida que for cumprindo os seus objectivos marque­-os com um x. Desta forma sentir­-se­-á mais incentivado para finalizar os restantes.

1 - Passe mais tempo com a família e os amigos
Esta é uma resolução que pode ajudar a concretizar um dos outros pontos que devem ser mudados. É que uma grande parte da sua vida diz respeito às relações sociais, que, por sua vez, podem levar a uma vida mais satisfatória. Assim, ao passar mais tempo com os seus amigos e familiares vai provavelmente sentir­-se mais calmo e de melhor com a vida. Como tal, ficará menos stressado e, quem sabe, com mais vontade de fazer exercício físico.

2 - Adopte uma alimentação saudável
Passada a quadra natalícia, quem não pensa em perder aqueles quilinhos a mais e adoptar uma alimentação saudável para o ano que se aproxima? A verdade é que é mais simples do que pensa. O erro está feito, mas há forma de remediar. Os próximos dias podem ser cruciais para voltar à sua forma anterior, mas para fazer uma dieta rica é preciso saber o que comer e como comer. Faça várias refeições ao longo do dia e prefira os alimentos saudáveis. Na dúvida, vá pelas cores: os verdes são ricos em ferro, cálcio e fósforo e devem fazer parte do seu dia­-a­-dia.

3 - Evite o stress
É definido como um estado psicológico e físico, que se traduz num desgaste emocional do nosso organismo como resultado do relacionamento com o meio envolvente. A verdade é que o corpo humano reage de diferentes formas em situação de stress, mas, por norma, causa cansaço, fadiga, tensão muscular, perdas de memória e dificuldade em dormir. Este é, sem dúvida, um dos maiores males da população, cada vez mais presente nas nossas vidas. Aprenda a relaxar: durma as oito horas diárias, crie ambientes propícios a momentos calmos e dê mais importância à sua vida social.

4 - Deixe de fumar
Por alguma razão esta é uma das resoluções no topo das listas do início de um ano. É que o tabaco mata anualmente 600 mil pessoas no Mundo. Lembre­-se que esta é uma das medidas em que, para obter resultados, não basta dizer que vai fazer, é preciso que o queira fazer! Deixar de fumar pode ser difícil, por isso tenha em mente o ditado “não deixe para amanhã o que pode fazer hoje”. Lembre­-se dos benefícios que pode ter se deixar o tabaco. Para além disso, esses benefícios são tanto maiores quanto mais cedo se deixar de fumar.

5 - Modere o consumo de álcool
Se há quem diga que um copo de vinho faz bem ao coração, é preciso não esquecer que um copo é mesmo um copo! As estatísticas indicam­-nos que dois milhões de portugueses são dependentes do álcool, números que nos colocam no top 3 europeu do consumo de álcool per capita. A Organização Mundial de Saúde chama a atenção para este panorama preocupante, já que o álcool é uma droga. E os efeitos do álcool em excesso para o organismo não são novidade para ninguém, já que este é considerado um dos grandes problemas de saúde pública.

6 - Faça exercício físico
Encarada como a grande epidemia do nosso século e a segunda causa de morte passível de prevenção, a obesidade está cada vez mais presente na sociedade actual. A oferta calórica é muita, mas a verdade é que há formas de combater este problema e o exercício físico é uma delas. Uma boa forma de se exercitar é andar a pé. Faça uma caminhada diária até ao emprego e terá o problema meio resolvido... Para além de estar a exercitar­-se, descontrai os músculos. O ioga é igualmente uma boa maneira de se manter exercitado de uma forma calma.

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