Nacional
Reportagem polémica

SIC é acusada de «semear o pânico» e Rodrigo Guedes de Carvalho reage

Dom, 22/03/2020 - 20:36

Após ter uma reportagem acusada de «semear o pânico», a SIC reagiu e corrigiu o erro cometido. O canal de Paço de Arcos acabou por confirmar que as imagens transmitidas correspondiam a 2011 e Rodrigo Guedes de Carvalho já prometeu a retificação

A SIC lançou uma reportagem no Jornal da Noite, deste sábado, dia 21 de março, que dava conta de episódios de extrema violência em Londres, alegadamente resultado da pandemia do novo coronavírus que se vive por todo o Mundo.

Contudo, esta informação, segundo partilhou, nas redes sociais, Duarte Hipólito Carreira – um português a residir no Reino Unido, trata-se de «fake news» [em português: notícias falsas], não correspondendo, de todo, à realidade vivida no país.

Na sua página de Facebook, este português partilhou um vídeo em que comentava a reportagem transmitida na SIC e onde fazia reparos à mesma.

SIC já reagiu e corrigiu o erro cometido

Na legenda do vídeo, Duarte referiu que todas as «mentiras» contadas neste vídeo têm como única intenção «semear o pânico». «Meus amigos, isto pode soar a conversa de teoria da conspiração mas andamos a levar lavagem cerebral! Até quando vamos continuar a permitir isto? Deixo-vos também o link para o vídeo original , de 2011, onde podem ser vistas imagens dos motins de Agosto desse ano», pode ler-se.

A revelação foi feita por este emigrante português na noite de sábado e só na manhã deste domingo, 22 de março, o canal de Paço de Arcos se pronunciou quanto ao sucedido. A SIC reagiu e corrigiu o erro cometido, confirmando que as imagens transmitidas correspondiam a 2011. Na página de Facebook da SIC Notícias, lê-se:

«No Jornal da Noite de ontem[21 de março], a SIC referiu que teriam existido cenas de violência e confronto policial em Londres. Ora, essas imagens eram de 2011, sendo, portanto, uma informação errada. As nossas desculpas aos espectadores.»

Rodrigo Guedes de Carvalho, pivô que dá a cara pelo Jornal da Noite, também já falou publicamente sobre o sucedido. O jornalista deixou a seguinte promessa nas redes sociais: «Será retificado com tempo e destaque no Jornal da Noite». 

Estas são as imagens em causa:

Leia a NOVA GENTE sem sair de casa

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador. . . .

Eis os passos a seguir:

1 - Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2- Escolha a sua revista

3 - Clique em COMPRAR

4 - Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 - Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 - Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

Texto: Marisa Simões; Fotos: Impala e reprodução Instagram

Siga a Nova Gente no Instagram