Nacional
Renato Seabra

Como é o seu dia-a-dia

Qui, 03/02/2011 - 14:47

O manequim, de 21 anos, encontra-se na ala prisional de Bellevue, mas todos os seus actos são avaliados, desde o acordar até à altura das refeições.

Enfrentou, pela primeira vez, o júri na audiência da passada terça-feira, mas é na ala prisional do Hospital Bellevue que Renato Seabra, de 21 anos, está detido.

O seu dia-a-dia, naquele estabelecimento hospitalar, é analisado e supervisionado, na sequência das alegações apresentadas contra ele. Este acompanhamento médico, feito por psicológos e psiquiatras, vai determinar quando é que o jovem de Cantanhede poderá ser transferido para uma unidade prisional nova-iorquina.

Para tal, as acções e comportamentos de Renato são monitorizados, desde as 7h00, hora do despertar colectivo. Segue-se o período de higiene pessoal e tempo para o pequeno-almoço, altura que os médicos observam cada gesto para procurar explicações para o seu comportamento. No resto da manhã, são feitas análisas clínicas até à hora do almoço, pelas 11h45, e segue-se um período de recolher obrigatório, altura em que regressa à cela.

À tarde, para além do direito a receber visitas nos dias estipulados, o jovem convive meia-hora com um número mínimo de reclusos, numa área restrita, sempre sob o olhar atento da equipa médica. Até à hora do jantar, entre as 17h00 e as 18h00, o resto do dia é passado na cela. E mesmo após o recolher, quando as luzes são apagadas, Renato continua a ser avaliado.

Siga a Nova Gente no Instagram