Realeza
Rei da Noruega

Harald V internado de urgência um dia depois de ter estado em cerimónia oficial

Sex, 25/09/2020 - 15:16

Harald V, de 83 anos, foi hospitalizado de urgência na manhã desta sexta-feira, dia 25 de setembro.

Harald V, de 83 anos, foi hospitalizado de urgência. O rei da Noruega foi internado na manhã desta sexta-feira, 25 de setembro, em Oslo. As causas ainda não fora reveladas.

O rei foi visto pela última vez em público esta quinta-feira (24) na cerimónia de encerramento do Royal Norwegian Ship. Esta manhã estava previsto que estivesse presente numa reunião com a primeira-ministra norueguesa, Erna Solber.

Harald V já havia sido hospitalizado em janeiro. Antes disso, foi operado em 2003, devido a um cancro na bexiga. Em 2005 voltou ao bloco operatório com problemas nas válvulas cardíacas.

Recorde-se que Harald é rei da Noruega desde 1991, quando sucedeu ao seu pai, Olav V. O monarca é membro da casa de Schleswig-Holstein-Sonderburg-Glücksburg, e tornou-se o primeiro príncipe da Noruega a nascer em solo norueguês desde o rei Olav IV, em 1340.

Harald V é casado com Sónia da Noruega. Os reis têm dois filhos, Haakon, Príncipe Herdeiro da Noruega, e Marta Luísa da Noruega, e são avós de cinco netos.

Texto: Joana Dantas Rebelo, Foto: Casa real Noruega

 

Siga a Nova Gente no Instagram