Nacional
Regresso às Aulas

Os piolhos também voltaram às aulas?

Ter, 01/11/2022 - 13:35

Uma das grandes preocupações dos pais aquando do regresso às aulas são os surtos de piolhos. Pensando nisto, fomos conhecer a piolho PoP, um centro de eliminação de piolhos e lêndeas, que garante uma experiência descomplicada, segura e sem dor.

Quem tem filhos na escola conhece a sensação de receber emails com avisos de surtos de pediculose. O desespero da exploração da cabeça das crianças, mecha por mecha, para tentar perceber se os bichinhos já decidiram criar ali o seu ninho… Mas, hoje, na cidade do Porto, existe a Piolho PoP que, além de ser um centro qualificado para a eliminação de piolhos e lêndeas, desenvolve também pedagogia sobre como prevenir um surto e, também, como agir quando se deteta uma cabeça com piolhos.

 

Em conversa com as responsáveis pelo centro piolho PoP - Maria Garcês e Andreia Sousa - percebemos que existem ainda muitos mitos a pairar no ar e, sobretudo, muita coisa que deve ser evitada quando o surto já está instalado. As empreendedoras - amigas há mais de 30 anos - também recebem emails de surtos de pediculose e já passaram “por muitas horas desesperantes” em casa.

 

Depois de experimentarmos várias marcas de produtos de farmácia que prometem a exterminação total, vivemos duas experiências: a primeira é que o resultado não é garantido. Seja por não termos em casa o equipamento necessário, ou não termos a melhor técnica de aplicação ou, então, porque os shampoos tradicionais já não conseguem responder aos “super-piolhos”, que entretanto surgiram da resistência cada vez maior dos piolhos aos tratamentos convencionais.”, explica Andreia, sócia-fundadora e técnica de pediculose.

 

O tempo, o desgaste, a falta de eficácia e os efeitos dos shampoos tradicionais que têm – em alguns casos – pesticidas na sua composição, levaram-nos a procurar uma alternativa mais eficaz, profissional e sem aplicação de químicos”, remata Maria Garcês.

 

Mas vamos começar pelo início.

Será mesmo piolhos?

Sabendo que o primeiro sinal de alarme é a comichão no couro cabeludo,o melhor mesmo é verificar a cabeça do seu filho. No entanto, os piolhos são muito pequenos e, muitas vezes, não são visíveis a olho nu e, os seus ovos, as lêndeas, são camufláveis e podem adquirir a cor do cabelo, tornando ainda mais difícil a confirmação do surto. Venha conhecer outros sintomas que podem indicar que tem piolhos:

 

  • Uma sensação de cócegas ou de movimento no couro cabeludo

  • Feridas vermelhas no couro cabeludo, pescoço ou ombros

  • Crostas no couro cabeludo, pescoço ou ombro – geralmente causadas por picadas infectadas ou arranhões excessivos provocados pelo coçar

  • Dificuldade em dormir devido ao coçar excessivo durante a noite

  • Irritabilidade devido à falta de sono

  • Ansiedade devido ao estigma e vergonha associados a ter piolhos

 

Assim, a Piolho PoP desenvolveu também um programa de diagnóstico gratuito, efetuado por profissionais e que poderá ser a chave para a deteção e combate célere do piolho que, como se sabe, é altamente contagioso e difícil de eliminar.

 

Não deixe de consultar este artigo onde explicamos todas as dúvidas sobre piolhos e quais as formas de prevenção e tratamento mais eficazes.

É mesmo piolhos! E agora?

Esqueça as mezinhas antigas ou os conselhos que encontra na internet. Utilizar vinagre, álcool ou maionese na cabeça dos seus filhos para erradicar piolhos pode ser contraproducente ou mesmo prejudicial. Sem contar com as soluções mágicas que encontramos online, existem dois grandes métodos para eliminar piolhos: os tratamentos químicos e os tratamentos mecânicos (ou manuais). Vamos ver as diferenças e tire as suas próprias conclusões.

 

Tratamentos químicos

Aqui incluímos todos os champôs e loções anti piolhos vendidos em supermercados e farmácias. Além da resistência que o piolho tem já a estes produtos, a verdade é que os componentes dos mesmos são pesticidas e bastante agressivos para as cabeças das crianças. Num mundo cada vez mais esclarecido e preocupado com a segurança das nossas crianças, será algo a considerar?

 

Além disso, as loções matam os piolhos – que estão cada vez mais ultrarresistentes – mas não matam a lêndea pelo que é possível que 10 dias depois haja novo surto de piolhos.

 

Tratamentos mecânicos

Quando o tempo não era escasso, o tratamento manual de retirar um a um cada piolho e passar a lendeira – aquele pente fino – para eliminar as lêndeas era o ideal.

 

No entanto, os tempos mudam e, felizmente, chegam ao mercado as clínicas de eliminação de piolhos e lêndeas, como é o caso da Piolho PoP, que garantem a resolução do problema em pouco mais de uma hora graças à utilização de um super aspirador profissional e à dedicação exclusiva de uma técnica de pediculose que vai percorrer cada fio de cabelo com a ajuda de lendeiras profissionais e uma lupa de aumento.

Mas afinal, como funciona o Método piolho PoP?

A Nova Gente quis saber mais sobre o método de tratamento da piolho PoP e o segredo por trás do sucesso da clínica. Venha connosco conhecer mais sobre o Método PoP.

 

1- Antes de tudo: não dói!

Para facilitar a passagem dos pentes e lendeiras, é aplicado, diretamente no cabelo, um hidratante 100% natural, vegan e sem parabenos. Assim, vai ser possível garantir uma limpeza eficaz e sem dor.

 

2 - Adeus e até sempre!

A segunda fase do tratamento consiste na aspiração de todos os piolhos com um equipamento profissional de aspiração com pente lendeira incorporado. Este aspirador permite eliminar todos os piolhos sem que o cabelo e o couro cabeludo sejam agredidos.

 

Após a aspiração, dá-se uma análise manual de todo o cabelo, mecha por mecha, utilizando uma lendeira profissional e uma lupa de aumento.

 

3 - Finalização

Apesar do cuidado e dos passos anteriores, as lêndeas poderão ainda estar em fase inicial de crescimento e escaparem a todos os cuidados. Por isso, finaliza-se o processo com a aplicação de calor controlado que desidrata as lêndeas e impede-as de se desenvolverem.

 

4 - Revisão

O método Piolho PoP só termina quando, até 10 dias depois, se dá uma revisão total e gratuita que garante que, efetivamente, se quebrou o ciclo de vida do piolho e se pode declarar vitória!

piolho PoP: entregue aos profissionais

Os produtos existentes no mercado podem ser altamente nocivos para a saúde dos seus filhos e, além disso, fazer um tratamento em casa pode ser algo altamente stressante, criando picos de ansiedade em si e nos seus filhos. Desta forma, não faz sentido que não procure o apoio dos profissionais.

 

Além disso, ter piolhos não é sinónimo de falta de higiene, pelo que a vergonha é um sentimento que pode eliminar. Recorrer a um centro de eliminação de piolhos e lêndeas como a piolho PoP é garantir um resultado imediato, eficaz e totalmente inofensivo.

 

Com o método PoP, poupa tempo, dinheiro e evita os dramas dos tratamentos caseiros que podem incluir choros e birras sem fim.

Muito mais do que uma clínica de piolhos

Apesar de o tratamento ser altamente eficaz, o cuidado que é depositado em cada tratamento é, de facto, a chave do sucesso da Piolho Pop.

 

“Sabendo que é uma situação que gera desconforto nas crianças e nas famílias, temos o cuidado de garantir que todo o processo é explicado e que a criança saiba exatamente o que vai acontecer em cada etapa do tratamento”, explica Andreia.

 

O tratamento é indolor e há miúdos até que dizem que “parece uma massagem”. Mas no início, se for a primeira vez, estão muito ansiosos e com medo. Assim como os pais. Por isso, cada criança é tratada de forma personalizada, com cuidado, tempo e muita paciência. “Damos sempre uma margem aos 90 minutos de tratamento, sabendo que há casos que são precisos bem mais; não para o tratamento em si, mas para tranquilizar a criança e fazer o tratamento de forma consentida e sem medos”.

 

A pensar também nas crianças, a piolho PoP criou um espaço dedicado para que possam dar asas à criatividade, pintar, desenhar ou ler um livro. Prova disso são dezenas de desenhos que pintam as paredes da clínica numa onda de cor e muita fantasia. Não faltam as caricaturas da Andreia e os desenhos dos piolhos, muitos “obrigadas” e muitos sorrisos.

 

Porque afinal, os piolhos acontecem em qualquer cabeça e está tudo bem: não é preciso ter vergonha, nem medo. E se por acaso, os seus filhos chegarem a casa com este amiguinhos, já sabe: entregue o tratamento a profissionais. A piolho PoP está aberta de 2ª a sábado, das 10 às 20, no Shopping Brasília, à rotunda da Boavista, no Porto. Não se esqueça de marcar.

 

piolho PoP

Centro de Eliminação de Piolhos e Lêndeas

Loja 106, Shopping Brasília - Porto

Marcações: 910 102 670

www.piolhopop.com

 

 

Siga a Nova Gente no Instagram