Internacional
Rainha Isabel II

Pensaram que tinha falecido

Qua, 03/06/2015 - 14:51

Mas está de boa saúde. Saiba o motivo da confusão.

A BBC foi forçada a emitir um embaraçoso pedido de desculpas: anunciou por engano a morte da rainha Isabel II no Twitter. A televisão britânica estava a fazer um ensaio, preparando o conjunto de procedimentos a levar a cabo no caso do falecimento da monarca, e, por engano, lançou uma série de alertas de "notícia de última hora", anunciando o óbito, naquela rede social.

Foi a partir da conta de twitter de uma das jornalistas da estação, Ahmen Khawaja, que tudo aconteceu. O primeiro tweet dizia: "última hora: a rainha Isabel II está a ser tratada no Hospital King Edward Seventh em Londres. Declarações esperadas para breve".

Depois, Ahmen Khawaja emitiu outro tweet, igualmente falso, afirmando: "a rainha Isabel II morreu". A jornalista apressou-se a pedir desculpas e apagar estes tweets, mas já era tarde demais, porque a notícia já estava em todo o lado... A CNN e o credível jornal alemão Bild ainda chegaram a anunciar (na Internet) que a rainha tinha sido hospitalizada. Depois, retiraram essas informações da Internet, quando se tornou claro que era tudo falso.

Por acaso a rainha até tinha ido fazer uma consulta de rotina, mas segundo a BBC, tudo foi apenas uma coincidência (e um engano terrível). O Palácio de Buckingham confirmou rapidamente que Isabel II está de boa saúde. A explicação da BBC sobre os ensaios técnicos não foi a única. A jornalista, por sua vez, afirmou que alguém teve acesso ao seu telefone e foi responsável pelo erro - ou piada de mau gosto.

Siga a Nova Gente no Instagram