Realeza
Rainha Isabel II

Escândalo! Planos secretos para o funeral da monarca foram divulgados

Dom, 05/09/2021 - 08:50

A rainha Isabel II ainda não de manifestou publicamente sobre aquela que é considerada uma das maiores fugas de informação da Casa Real dos últimos anos.

A rainha Isabel II está furiosa. Todos os planos do seu funeral estão a ser divulgados pela imprensa britânica, na sequência de uma das maiores fugas de informação de sempre na Casa Real. 

Os pormenores de tudo o que vai acontecer deviam estar em segredo, mas foram agora revelados. O primeiro-ministro será informado da morte da rainha Isabel II pelo cortesão mais graduado do Palácio de Buckingham e usará a expressão: “A ponte de Londres caiu”. Todos os ministros e políticos serão informados e, 10 minutos depois, as bandeiras dos edifícios do Governo serão colocadas a meia-haste. O Parlamento será suspenso.

A notícia será dada aos britânicos através de uma página negra publicada no site da Família real, tal como aconteceu aquando da morte do príncipe Filipe. O príncipe Carlos será decretado rei no dia a seguir à morte da rainha Isabel II e o funeral de Estado será realizado 10 dias depois. 

Depois de ser coroado, o novo rei terá uma audiência com o primeiro-ministro às 18 horas. Depois, partirá em excursão pelo país para estar junto dos britânicos neste momento de dor. O dia da morte da monarca ficará conhecido como o Dia D e, no dia do funeral da rainha Isabel II, haverá um velório e os britânicos poderão despedir-se da monarca. 

Autoridades preocupadas com funeral da rainha Isabel II

Os planos para o funeral da rainha Isabel II, atualmente com 95 anos, são atualizados com frequência e a imprensa britânica avança também que há contingências especiais por causa da pandemia da covid-19. Várias notícias divulgaram que uma das principais preocupações das autoridades é o número de pessoas que se deslocarão até Londres para assistir às cerimónias fúnebres da monarca. Os documentos que ‘vazaram’ da Casa Real referem ainda que o Governo não dará feriado aos bancos, nem folgas a outras empresas. 

Apesar dos planos da Casa Real terem sido divulgados, a imprensa britânica garante que a rainha Isabel II, que está a passar as férias de verão em Balmoral, está de perfeita saúde. Até agora, o Palácio ainda não reagiu, mas várias fontes garantem que estas notícias provocaram um enorme alvoroço nos corredores de Buckingham e que a própria monarca está furiosa. 

Texto: Patrícia Correia Branco; Fotos: Reuters

Siga a Nova Gente no Instagram