Documento
Quer o Destino

Os momentos mais esperados: Vitória revela quem é e Mateus conta que é o pai de Ana Catarina

Qui, 14/05/2020 - 21:00

Os segredos do passado vão ser descobertos na mesma cena: Vitória conta a todos que é Margarida e que foi violada pelos irmãos Santa Cruz, e Mateus assume ser o pai de Ana Catarina.

Quer o Destino continua a ser um sucesso de audiências e a Nova Gente revela-lhe mais um segredo da história. Tal como já lhe tínhamos contado, Ana Catarina (Madalena Aragão) é filha de Vitória (Sara Barradas), pois a enfermeira engravidou quando foi violada pelos irmãos Santa Cruz. Hoje, desvendamos o mistério: quem é o verdadeiro pai da menina. 

Mais para a frente na história, Catarina (Maria José Paschoal) vai descobrir que a neta é filha de Vitória e decide fazer um teste de ADN para saber qual dos filhos é o pai. O resultado revela que é Mateus. A  matriarca pretendia manter em segredo esta descoberta, mas o veterinário tem acesso ao e-mail com os testes e lê que Vitória é mãe de Ana e fica perplexo ao ver que ele é o pai. 

Ainda em choque, o veterinário vai ao quarto da ‘sobrinha’ e ela está a chorar. O veterinário aproxima-se e consola-a, enquanto Ana desabafa, dizendo que o pai quer ir viver para o Brasil e que a quer levar. Mateus incentiva-a a ficar, alegando que ela já pode tomar as suas próprias decisões. 

Pouco depois, chega Catarina e pede para falar a sós com ele. Mateus acusa a mãe de lhe ter escondido a verdade e pergunta-lhe porque é que está a tentar tirar-lhe a filha. O veterinário mostra-se desiludido com a mãe, mas ela confessa que não foi fácil descobrir que Ana é filha dele, e fruto de uma violação. 

Mateus diz à mãe que não quer tirar a filha a Lucas, mas que quer continuar a estar presente na vida dela. «Acabei de receber a maior dádiva que um homem pode receber e a mãe quer que a deixe fugir entre os dedos?!», questiona. Catarina tenta chamá-lo à razão: «Como é que acha que ela vai ficar se souber as condições em que nasceu? Estou feliz por ela existir, mas isso só acontece porque você é um bruto… Uma informação dessas destrói a Ana Catarina. Percebe a gravidade do que está a desejar?». 

Decidido, Mateus garante que não vai desistir: «A Ana Catarina é minha filha e eu não posso ficar longe dela. Já basta o tempo todo em que não lhe dei amor como devia ser». Catarina sublinha que ele não se pode deixar levar pelas emoções, pois, caso assuma que é o pai dela, vai ter que explicar como tudo aconteceu e será preso.

Durante algum tempo, apenas Mateus e a mãe sabem da verdade, mas o segredo acabará por ser revelado no dia do casamento dele com Isabela (Inês Herédia). 

«Lucas, os teus irmãos são doentes»

O que ainda não se sabe também é que Mateus esconde um passado tenebroso, no qual violou várias mulheres. Entre elas, está Luísa, uma antiga empregada da herdade que, ao saber que ele vai casar com Isabela, quer denunciar o crime e impedir que a amiga dê o nó com um monstro. Vitória apoia-a e as duas preparam-se para o desmascarar. 

Chegado o grande dia, Catarina aproxima-se de Mateus e avisa-o que agora começa uma nova vida. O filho, sorri nervoso, enquanto o padre dá início à cerimónia. Os noivos trocam os votos de casamento e, no fim, beijam-se felizes. Pouco depois, chegam Luísa e Vitória. 

Catarina propõe um brinde aos noivos e o casal dança a valsa. De seguida, o veterinário puxa Ana para dançar e Catarina fica incomodada. O ambiente é de festa e Maria (Mafalda Marafusta), que estava a cantar, chama Luísa ao palco. Catarina tenta impedi-la de falar, mas a empregada está decidida: «Lamento, mas não me vou calar mais. Toda a gente precisa de saber quem me fez isto… Toda a gente tem de saber que foi o seu filho Mateus quem me violou.» 

Mateus e Catarina acusam a antiga empregada de estar a inventar aquela história, mas Vitória confirma tudo: «Infelizmente, o que a dona Luísa disse é verdade. Durante muitos anos, esta família escondeu segredos terríveis. Lamento dizer-te isto, Lucas, mas os teus irmãos são doentes. Há 15 anos, o Marcos, o Mateus… e, de certa maneira, o João também, cometeram um dos crimes mais horríveis deste mundo… abusaram de uma rapariga. Violaram-na e deixaram-na no campo como se fosse lixo». 

«A Margarida Rosa sou eu»

Em pânico, Catarina pede a Mateus que a cale, mas a enfermeira continua a revelar: «Essa rapariga tinha 14 anos e chamava-se Margarida. O abuso que o Marcos e o Mateus cometeram, que o João foi incapaz de impedir, ficou protegido por um pacto de silêncio. E a verdade ficou enterrada, o que permitiu que voltasse a acontecer. E eu lamento muito, Luísa, porque sei aquilo que sofreu… porque a Margarida Rosa sou eu», assume. 

Lucas começa a esmurrar os irmãos, enquanto pergunta: «Como é que foram capazes? Seus animais! Monstros! Como é que puderam?» Catarina tenta separar os filhos e Mateus diz ao irmão que ele devia agradecer-lhe, pois graças ao que eles fizeram ele pode ser pai. 

A mãe manda-o calar, mas o veterinário continua: «Daquele fim de tarde não ficaram apenas lembranças. Deus quis que nascesse uma criança, a Ana. Ela é minha filha com a Vitória».

Ana fica em choque e sem reação, e Lucas pega nela e leva-a consigo. Em lágrimas, a jovem chora, enquanto lamenta: «Sou filha de um violador». O engenheiro abraça-a e diz-lhe que vai ser sempre o pai dela. 

 

Texto: Neuza Silva; Fotos: Divulgação TVI

 

Pontos de Venda das Nossas Revistas

 

Siga a Nova Gente no Instagram