Catarina Manique voltou a entrar em "Quem Quer Namorar com o Agricultor - Tudo Por Tudo", da SIC, e à segunda foi mesmo de vez: a agricultora encontrou o amor nos braços de António Timóteo.
Ou será que já tinha encontrado antes? Segundo uma publicação nacional, Catarina Manique, de 31 anos, e Óscar Martins (ex-pretendente do programa), de 29, já tinham namorado no passado. Quando a relação da agricultora e António Hipólito - também ex-participante de “Quem Quer Namorar com o Agricultor?” - terminou, em abril de 2021, a queijeira beirã meteu conversa com o ex, que estava a viver em França, como técnico de montagem e manutenção de eólicas.
A chama do amor reacendeu-se e Óscar regressou a Portugal logo em maio. Quando a SIC convidou Catarina Manique para regressar ao “Quem Quer Namorar com o Agricultor?”, esta aceitou, mas prometeu ao namorado que não se iria envolver com nenhum dos pretendentes. Inclusive, quando Catarina foi ao programa “Casa Feliz”, a 10 de agosto, foi Óscar quem a levou e que se manteve 'escondido' no estúdio.
As gravações de “Quem Quer Namorar com o Agricultor?” começaram e, ao final do dia, Catarina Manique regressava a casa para estar com Óscar. Tudo corria bem, até que a mãe da agricultora, Teresa Faísca, se descaiu e contou a elementos da produção que a filha tinha um namorado. O rapaz foi, então, desafiado a entrar no programa e este aceitou, com a garantia de que Catarina o escolheria sempre em primeiro lugar e que ficaria com ele no final.
Mas os problemas começaram logo assim que Óscar chegou à quinta. António Timóteo, o candidato de Óbidos, que estava mesmo interessado em Catarina, 'atacou' logo o rival, humilhando-o e criando vários atritos. A verdade é que Óscar ficou poucos dias no programa e, até agora, ainda ninguém tinha vindo a público esclarecer o sucedido.
"A Catarina nunca quis nada com ele"
Teresa Faísca, a mãe de Catarina Manique, fartou-se do 'diz que disse' e resolveu colocar os pontos nos i's sobre este assunto. Perante estes rumores de que Óscar era ex-namorado da filha, Teresa frisa que o homem tratava-se apenas de um amigo e que a agricultora nunca lhe deu esperanças.
"Tenho de contar a verdade. Isto foi uma armadilha para a minha filha. Eles eram amigos, mas não eram namorados. A Catarina nunca quis nada com ele", começa por dizer à TV Guia. Sobre a filha ter levado este suposto amigo para o programa "A Casa Feliz", a mãe explica que "não foram sozinhos", tendo estado presente também uma prima.
A mãe da concorrente da SIC nega que Óscar tenha entrado no programa com a aprovação de Catarina e que, em momento algum, foi falada da condição de ser escolhido no final.
"Nem a Catarina sabia, nem ninguém. Só eu e ele. Esse menino veio ao pé de mim pedir-me para o ajudar a entrar no programa, que já se tinha inscrito três ou quatro vezes e não conseguia. Ele tanto me chateou que eu lhe disse que ia falar com uma pessoa do programa (...) Ele veio outra vez ter comigo e eu falei com a tal pessoa que me disse que ele tinha os dentes todos podres e que, por isso, não podia ir para a televisão. Expliquei logo que não havia problema, porque ele andava a tratar-se no meu dentista e que em dois dias tudo se arranjava. E assim foi, o dentista arranjou-lhe os dentes, chegou aqui todo contente, liguei para o contacto que tinha e eles disseram: 'Está bem, vai entrar'", refere.
Teresa garante que se fartou de alertar Óscar sobre a dificuldade e pressão deste tipo de programa: "Disse-lhe vária vezes que ele não ia conseguir, que aquilo era uma pressão muito grande, seis pessoas atrás das câmaras a fazerem pressão aos que estão à frente, que era tudo muito complicado. Mas ele insistiu e lá foi. Atenção que entrou porque quis, não foi porque lhe disse para o fazer".
Certo é que Óscar apenas aguentou alguns dias na quinta do Fundão. Acabou por pedir à produção para sair e foi arranjada uma expulsão. Teresa relembra que, na altura em que Óscar lhe comunicou que não estava bem, apareceu com o corpo todo a "tremer" e a matriarca percebeu que se passava algo muito estranho.
"Andava aí com uma carrinha a passear-se, que a vá pagar"
"Agradeço muito o que aconteceu. Ele não era homem para a minha filha e se isto não tivesse acontecido, não sei. O tremer de não é de uma pessoa normal. Há ali qualquer coisa... Só não admito é que ele se venha fazer de coitadinho. Toda a gente o viu da dizer aquilo que era, muita gente me alertou", diz, acrescentando que já o conhece "desde novo" e que inclusivamente até já trabalhou para ela.
Mas as críticas não se ficam por aqui. "Ele é um aldrabão, um bandido. Andava aí com uma carrinha a passear-se, que a vá pagar. Eu tenho dívidas, mas ando a pagá-las todas. E quando o tive cá a trabalhar, a ajudar a cortar o mato, nunca lhe fiquei a dever um tostão".
"Posso bem com esta gente toda, têm dor de corno com os euros que eu ganhei! São pessoas que nunca tiveram amor nem carinho de ninguém, não podem ver ninguém feliz! , remata.
Texto: Inês Borges e Patrícia Correia Branco; Fotos: DR
Siga a Nova Gente no Instagram