Nacional
Quaresma

«O populismo racista do André Ventura apenas serve para virar homens contra homens»

Qua, 06/05/2020 - 08:45

Ricardo Quaresma não deixou nada por dizer e escreveu um longo texto na Internet onde manifesta a sua revolta perante afirmações «racistas» do deputado André Ventura

Ricardo Quaresma não esconde a revolta perante as ideologias políticas de André Ventura, deputado do Chega, e escreveu um longo texto nas redes sociais onde apela ao fim do racismo. «Triste de quem tenta ser alguém na vida atirando os homens uns contra os outros», assim começa a publicação. 

No sábado passado, a população da praia da Leirosa, Figueira da Foz, realizou um protesto contra a inação das autoridades locais. De acordo com os manifestantes, têm acontecido desacatos e assaltos levados a cabo, alegadamente, por uma família de etnia cigana. No seguimento desse protesto, André Ventura manifestou a intenção de apresentar na Assembleia da República uma proposta de  «plano de confinamento específico para a comunidade cigana que não aceita, maioritariamente, as regras sanitárias e de autoridade pública para a generalidade dos cidadãos».

Na sequência desta intenção, em entrevista ao site do jornal I, a ativista Olga Mariano afirmou que Ventura «coloca tudo no mesmo saco» e está «a fazer um jogo que só no tempo do Hitler é que se fazia».

E é esta sequência de acontecimentos que faz com que Ricardo Quaresma decida manifestar-se publicamente, afirmando que «o populismo racista do André Ventura apenas serve para virar homens contra homens em nome de uma ambição pelo poder que a história já provou ser um caminho de perdição para a humanidade.»

«Quando um homem se ajoelha na frente de Deus devia olhar para Deus com o mesmo amor com que Deus olha para nós, sem distinção de raça ou cor. Triste de quem se ajoelha só para ficar bem na fotografia, para enganar os outros e parecer um homem de bem aos olhos do povo. A seleção nacional de futebol é de todas as cores, pretos, brancos e até ciganos. Em todos bate no coração a vontade de dar a glória ao país e no momento de levantar os braços e celebrar um golo acredito que nenhum português celebre menos porque o jogador é preto, branco ou cigano. Eu sou cigano. Cigano como todos os outros ciganos e sou português como todos os outros portugueses e não sou nem mais nem menos por isso», pode ler-se. 

«Merecemos na vida as mesmas oportunidades, independentemente do berço em que nascemos»

Quaresma não se ficou por aqui. «Como homem, cigano e jogador de futebol já participei em várias campanhas de apelo contra o racismo, não porque parece bem mas porque acredito que somos todos iguais e todos merecemos na vida as mesmas oportunidades independentemente do berço em que nascemos. O populismo racista do André Ventura apenas serve para virar homens contra homens em nome de uma ambição pelo poder que a história já provou ser um caminho de perdição para a humanidade.»

De seguida, o jogador da seleção nacional terminou com um apelo aos portugueses, fazendo um alerta. «Olhos abertos amigos, o populismo diz sempre que é simples marcar golo mas na verdade marcar um golo exige muita tática e técnica. Olhos abertos amigos, o racismo apenas serve para criar guerras entre os homens em que apenas quem as provoca é que ganha algo com isso. Olhos abertos amigos, a nossa vida é demasiado preciosa para ouvirmos vozes de burros...isto se queremos chegar ao céu.»

A publicação de Ricardo Quaresma conta com cerca de 25 mil 'gostos' e milhares de comentários de apoio. «Tudo dito», «esta foi de trivela», «rei» e «és muito mais que mágico» são apenas alguns dos exemplos. 

André Ventura já reagiu

«É lamentável que um jogador da seleção nacional se envolva em política. Espero que as autoridades do futebol não deixem que isto se torne o novo normal», proferiu ao Correio da Manhã. 

Veja tudo na nossa galeria de fotos

Texto: Joana Dantas Rebelo, Fotos: Redes Sociais 

 

Leia a NOVA GENTE sem sair de casa

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador. . .

1 - Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2 - Escolha a sua revista

3 - Clique em COMPRAR ou ASSINAR

4 - Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 - Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 - Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

 

 

Siga a Nova Gente no Instagram