Sabores
quarentena

10 truques para fazer a comida durar mais tempo sem perder qualidade

Qui, 26/03/2020 - 20:50

Conservar os alimentos de forma a que eles possam durar mais tempo pode simplificar muito a rotina em época de quarentena. Desvendamos os truques mais eficazes para prolongar a vida dos seus alimentos.

Em época de quarentena, em que todos devemos manter-nos resguardados nas nossas casas e evitar o mínimo de contacto social no dia a dia, somos induzidos a comprar quantidades maiores de alimentos para evitar mais idas ao supermercado.

Se forem bem conservados, os alimentos podem perdurar durante alguns dias ou até semanas, sem perder qualidade nem sabor. Contudo, há regras a respeitar, especialmente com os alimentos mais perecíveis, como a fruta e os legumes.

No caso das verduras, por exemplo, pode prepará-las em várias doses e congelar. O processo de congelação é o único que permite preservar as caraterísticas originais destes alimentos frescos, mas existem vários truques que ajudam a manter os seus alimentos frescos, saudáveis e deliciosos por mais tempo.

10 truques para preservar os alimentos por mais tempo

1. No supermercado, verifique sempre o prazo de validade dos alimentos e prefera aqueles que tenham uma data de validade mais prolongada.

2. Na hora de armazenar os alimentos no frigorífico, coloque aqueles que tiverem maior validade atrás e os de menor à frente, para serem consumidos em primeiro lugar.

3. Mantenha os produtos na embalagem original, sempre que possível, para evitar perdas na troca da embalagem.

4. Respeite as regras de armazenamento presente nos rótulos dos alimentos.

5. Sele as embalagens com molas para evitar a perda do produto, bem como a alteração das suas características.

6. Proteja as embalagens de cartão ou de papel com um saco plástico, evitando que estas se molhem ou transfira os alimentos para recipientes à prova de água.

7. Verifique, periodicamente, o que tem na sua despensa e frigorífico.

8. Feche, devidamente, as embalagens dos alimentos secos (cereais, arroz, farinha e massas), depois de abertas, ou transfira os alimentos para recipientes ou sacos
fecho hermético.

9. Utilize os recipientes, os equipamentos e os utensílios mais adequados para o armazenamento dos alimentos (caixas de vidro ou plástico, molas, película aderente, papel de alumínio, sacos para alimentos ou sacos para congelar)..

10. Evite encher o frigorífico para permitir a circulação do ar e, assim, manter todos os alimentos armazenados à temperatura adequada.

Cuidados a seguir com alimentos específicos

Alimentos enlatados

Transfira o conteúdo das latas de alimentos (feijão, ervilha, atum, cavala) depois de abertas, para um recipiente e colocar no frigorífico ou congelador.

Fruta e hortículas

Conserve-as nas zonas menos frias do frigorífico, para aumentar a sua durabilidade;

Batatas e cebolas

Guarde-as em locais escuros e frescos para evitar o seu apodrecimento.

Iogurtes

Armazene os iogurtes sempre no frigorífico nos compartimentos superiores e à temperatura adequada.

5 regras para congelar os alimentos e preservar todo o seu sabor

1. Certifique-se de que os alimentos que pretende congelar se encontram em boas condições e embale-os por tipo para evitar a transmissão de cheiros e a própria desidratação.

2. No caso das hortaliças, lave-as com água abundante e elimine as partes não comestíveis. Depois, mergulhe-as durante dois minutos em água a ferver. Este processo destruirá as enzimas, reduzirá o número de microrganismos e conseguirá manter a sua cor. Por fim, passe-as por água fria, seque-as e congele-as.

3. Lembre-se de que, mesmo congelados, os alimentos têm prazo de validade recomendado. Antes de congelar alimentos frescos, escreva a data de congelação.

4. Quando arrumar os alimentos, não deve encher demasiado cada compartimento para permitir a circulação de frio.

5. Nunca introduza alimentos quentes diretamente no congelador e deixe-os arrefecer antes de os guardar.

Leia a NOVA GENTE sem sair de casa

Vivemos tempos de exceção mas, mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador. . . .

Eis os passos a seguir:

1 - Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2- Escolha a sua revista

3 - Clique em COMPRAR

4 - Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 - Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 - Não tem conta PayPal? Não há problema! Pode pagar através de transferência bancária!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

Texto: Sofia Santos Cardoso com Associação Portuguesa de Nutricionistas; Fotos: Pixabay

 

Siga a Nova Gente no Instagram