Saúde e Beleza
Quais Os Perigos

Tensão Arterial

Qua, 21/04/2010 - 10:40

Pode ser silenciosa, mas acima de tudo é perigosa! A hipertensão arterial é a principal causa de morte em Portugal. Conheça melhor esta defesa.

É a principal causa de morte em Portugal, no entanto 40% dos portugueses desconhece sofrer de hipertensão arterial e apenas 11% dos que sabem tem a doença controlada. Segundo a Organização Mundial de Saúde, estamos perante um pro-
blema de saúde pública sem causa conhecida. O segredo está em adoptar hábitos de vida saudáveis. José Pinto Carmona, director do Serviço de Cardiologia do Hospital Egas Moniz, conta-lhe tudo sobre esta silenciosa doença.

O Que É
A hipertensão existe em todos os casos em que se vejam os valores de tensão arterial aumentados, podem estes ser valores  da “máxima” ou da “mínima”:  “A tensão arterial é a pressão a que o sangue está submetido dentro das artérias. Resumidamente a hipertensão traduz-se num aumento de pressão no nosso sistema vascular.”
Obesidade
Sedentarismo, tabaco, diabetes ou idade são os principais factores de risco, mas a obesidade surge no topo do ranking. “Costumo dizer que a obesidade é o maior de todos os males. Se não tivermos aqueles quilinhos a mais, a probabilidade de termos qualquer tipo de doença é muito menor.

Hábitos saudáveis
Adoptar hábitos de vida saudáveis, tais como uma alimentação e prática de exercício físico são as principais formas de combater a hipertensão arterial. “Por norma, os meus doentes entre os 30 e os 40 anos engordam dez quilos. É preciso que adoptem hábitos de vida saudáveis, principalmente que se preocupem com a alimentação.”
Doença Silenciosa
Por norma, não provoca qualquer tipo de sintomas, daí ser considerada uma doença silenciosa. “Por não dar queixas não quer dizer que não se tenha nada. É preciso medir a tensão pelo menos uma vez por ano.”
Tratamento Eficaz
Não existe uma cura, mas na maioria das vezes é controlável. “A hipertensão é tratada com medicamentos específicos em conjunto com hábitos saudáveis.
A obesidade é uma epidemia, por isso todo o cuidado é pouco.”
 

Siga a Nova Gente no Instagram