Internacional
Princesa Letizia

Ninguém a suporta...e ela sabe!

Seg, 30/12/2013 - 18:13

A princesa não é querida. Vive solitária e não tem apoio. Também é vista como o pior inimigo do rei porque o pressiona a abdicar.

As sondagens de popularidade situam a ex-jornalista entre os elementos mais admirados e valorizados da coroa espanhola, mas entre “quatro paredes” a princesa definitivamente não reina.

Muitos funcionários do Zarzuela não suportam Letizia e ela sabe disso”, revelou um antigo assessor do rei Juan Carlos à Vanity Fair. “Há ocasiões em que ela dá a impressão de ser ‘órfã’, por estar sempre sozinha. Às vezes parece que não tem apoio nenhum dentro da casa do rei e nem da própria casa real. Quando for capaz não só de organizar, mas também de mandar, vão notar-se alterações. A princesa das Astúrias vai mudar a imagem que se tem da instituição [monárquica]”, afirma convicto José Carlos Sanjuán Monforte, que acredita que “vão rolar cabeças” assim que Letizia se torne rainha.

“Por enquanto, está resignada porque sabe que a sua hora ainda não chegou”, explicou o ex-empregado que durante 17 anos exerceu funções no departamento de protocolo da casa real. Estas declarações bombásticas surgem na última edição da Vanity Fair, que faz manchete com o lado mais privado e íntimo da mulher de Felipe de Borbón.

A revista publica declarações, não só de amigos, mas também de rivais e inimigos confessos para dar a conhecer como é que Letizia defende o seu lugar, mas principalmente o seu futuro na coroa. O objetivo principal da matéria é mostrar como é que a princesa das Astúrias tem superado obstáculos e contrariedades desde que subiu ao altar com o príncipe herdeiro ao trono espanhol (quatro anos mais velho) a 22 de maio de 2004.

Ela exerce violência psicológica junto do sogro
O lado mais negro de Letizia fica mais evidente quando a certa altura, no artigo de nuestros hermanos, é acusada de exercer violência psicológica junto do monarca, que celebra 76 anos a 5 de janeiro. “O maior inimigo do rei está dentro do palácio... É Letizia... Ela é quem mais pressiona para que abdique”, diz uma fonte próxima dos Borbón.

Contudo, outras pessoas da casa real asseguraram à referida publicação, que não lhes consta que a princesa seja a favor da abdicação do soberano. Sobre a relação entre o sogro e a nora também são explícitos: “A princesa vem sempre no mesmo embrulho. O rei valoriza tanto o papel de Letizia como valoriza o do príncipe.”

A mesma opinião têm os mais próximos da plebeia que, há quase uma década, goza de um estatuto de aristocrata na corte espanhola. “Ela é muito respeitosa com tudo o que afeta a coroa e toda a família real, nunca faz qualquer comentário a esse respeito. E jamais a vimos a fazer uma chamada de pedido de auxílio”, salientam. Amigos e confidentes da ex-pivô da TVE, de 41 anos, também rejeitam a descrição desfavorável de que tem sido alvo sem piedade.

“Letizia não é fria nem calculista. É profissional. Seguramente esses atributos num homem não seriam tão prejudiciais como numa mulher. E não diria que é ambiciosa, é antes perfeccionista sem ser obsessiva. Vive intensamente tudo o que faz. É muito emotiva e sensível ao que se passa à sua volta, envolve-se a cem por cento”, reage uma das comparsas de Letizia que preferiu o anonimato.

Siga a Nova Gente no Instagram