Realeza
Princesa Ana

Os 70 anos da princesa que se divorciou, fez capas da Vogue e quase foi sequestrada

Sáb, 15/08/2020 - 13:00

A princesa Ana está de parabéns! A filha da rainha Isabel II celebra este sábado, 15 de agosto, 70 anos de vida!

É dia de festa na Casa Real britânica. A princesa Ana completa este sábado, 15 de agosto, 70 anos de vida e a mãe, a rainha Isabel II fez questão de assinalar a data de uma forma muito especial. 

Através das redes sociais, o Palácio de Buckingham divulgou algumas imagens únicas a irmã do príncipe Carlos.

«Obrigada por todas as vossas mensagens de carinho no dia do 70º. aniversário da princesa», pode ler-se na legenda das imagens que foram divulgadas neste dia.

No entanto, já durante a semana, a Casa Real decidiu partilhar algumas imagens da infância e juventude da princesa Ana, conhecida pelo seu trabalho de caridade. 

Percorra a nossa galeria e veja tudo!

Dois casamentos

Em 1973, a princesa Ana casou-se com Mark Phillips, capitão do Regimento de Cavalaria Armada da Rainha. O casal teve dois filhos - Peter Phillips e Zara Phillips - que não receberam quaisquer tipo de títulos reais ou nobiliários porque o pai recusou o condado que lhe foi oferecido no dia do casamento. Esta foi uma estratégia do casal para proteger os filhos da «fama» que os titulos da realeza lhes poderia trazer.

Em 1989 o casamento entre os dois estava destruído e anunciaram a separação. No entanto, só em 1992 é que a princesa Ana e Mark Phillips se divorciaram oficialmente. No entanto, a irmã do príncipe Carlos já tinha encontrado um novo amor e em dezembro do mesmo ano acabou por se casar pela segunda vez com Timothy Laurence, antigo oficial da Marinha Britânica.

O sequestro 

A princesa Ana foi vítima de uma tentativa de sequestro em março de 1974. O incidente aconteceu quando a princesa e então marido Mark Phillips regressavam ao Palácio de Buckingham depois de um evento de caridade na Pall Mall, em Londres. A carruagem real foi forçada a parar por um carro, que se «atravessou» à frente da viatura. Foi então que Ian Ball saiu armado.

Um inspetor tentou desarmar o homem, mas acabou por ser baleado. Também o choffeur e o jornalista Brian McConnell, que se encontrava no local, acabaram baleados ao tentar intervir. A princesa Ana acabou por conseguir fugir no meio de tanta agitação. Por fim, o político Ron Russell conseguiu imobilizar Ian Ball com um golpe na cabeça e a polícia acabou por o deter. Ian Ball acabou por ser julgado como «mentalmente instável».

As capas da Vogue

A beleza da princesa Ana nunca passou despercebida! Apesar de ser uma rapariga discreta e nada dada a grandes excentricidades, a filha da rainha Isabel II chamava à atenção com os seus cabelos loiros e olhos azuis e acabou por ser capa da Vogue... por três vezes! A primeira vez, a filha da monarca tinha apenas 21 anos e as vendas da edição foram um verdadeiro sucesso!

Mais tarde, voltou a fazer uma capa para a mesma publicação, numa edição de verão, e, por fim, em novembro de 1973, fez uma capa para assinalar o noivado com Mark Phillips.

Texto: Mafalda Mourão; Fotos: Reuters e Casa Real Britânica

Siga a Nova Gente no Instagram