Nacional
Prestes a ser mãe pela primeira vez

Rita Pereira faz o pino na praia aos oito meses de gravidez

Seg, 03/12/2018 - 22:50

A atriz está grávida de oito meses e mantém uma forma física invejável, literalmente. Rita Pereira mantém o ritmo no ginásio e prova que na reta final da gravidez ainda consegue fazer o pino. A obstetra Maria do Céu Santo explica se faz mal ou não exercitar o corpo durante estes nove meses.

Rita Pereira está em forma e faz questão de mostrar que não é por estar grávida de oito meses que se sente limitada fisicamente. A atriz passou na praia de Carcavelos, no fim-de-semana, e mesmo com 8º de mínima foi à água, molhou a barriga, fez o pino e deu alguns passos de ballet, mostrando tudo nas redes sociais.

Pedro Teixeira assistiu ao vídeo e pediu cautela a Rita, pelo movimento mais brusco. A atriz e apresentadora do Dança Com Estrelas, que estreia dia 9, descansou o amigo. «Está tudo controlado», respondeu-lhe.

Mas afinal deve ou não fazer-se exercício durante a gravidez?

A obstetra Maria do Céu Santo explica que «tudo depende da condição física da pessoa e do exercício». «Terá sempre de ser um exercício adequado. Tudo o que for alongamentos, pilates, body balance ou caminhada é ótimo. O que for de alto impacto, muito intenso ou musculação não deve ser feito», explica a especialista.

«A nossa coluna tem três curvaturas que se alteram com a gravidez para a mulher não cair. Se a mulher vai fazer musculação, vai muscular músculos que não estão na postura correta. Temos de perceber o nosso esqueleto. O efeito destes exercícios pode ser direto ou mais tarde quando já for mais velha», refere Maria Do Céu Santo.

A especialista alerta que «há riscos ao fazer-se exercício na gravidez, mas está na consciência de cada um». «O exercício é ótimo, desde que não haja a indicação de repouso. Basta pensar que se há um bebé a formar-se e se tiver a placenta a descolar-se não deve por-se aos pulos», deixa o aviso.

Texto: Ana Lúcia Sousa; Fotos: Redes Sociais

Siga a Nova Gente no Instagram